03 de Mai de 2024

Dispositivo faz com que os deficientes visuais tenham mais autonomia para se locomover

Um grupo de engenheiros da Universidade Politécnica de Valência, na Espanha, desenvolveu um dispositivo que faz com que os deficientes visuais tenham mais autonomia para se locomover. Trata-se de um óculos de sol com duas microcâmeras e fones de ouvido que proporcionam ao deficiente visual uma imagem acústica do espaço que está no alcance das câmeras.

Os criadores, do Centro de Investigação em Tecnologias Gráficas (CITG) batizaram o aparelho de Eye21. O protótipo usa um sistema de reconhecimento de forma que substitui os objetos por sons. As duas microcâmeras analisam o espaço, e o dispositivo cria um modelo em três dimensões. Depois, um som se posiciona acusticamente de maneira similar ao obstáculo encontrado.

Na primeira versão o som é bem simples, mas pode ser emitido à esquerda, à direita e a frente dos óculos, de acordo com os objetos detectados pelas câmeras. Desta forma, o cérebro da pessoa cria um mapa mental que reduz a dependência da bengala.

Até o momento, só existem 10 unidades destes óculos, porém, o início da produção em série está previsto para o mês de dezembro.

 

 

Fonte: Universia