19 de Mar de 2024
Considerada uma doença do mundo moderno, que tem causa relacionada ao estresse e à ansiedade.

Doença pouco comum, que afeta a mácula, região central da retina (lente do olho). O nome correto da doença é retinopatia serosa central e costuma atrapalhar a visão repentinamente. Pessoas sem outras doenças oculares podem sofrer do problema.

Em geral, para cada dez doentes, nove são homens. A idade mais comum para surgimento de problemas é entre 25 e 45 anos. Em mulheres, é mais comum durante a gravidez.

Como Surge a Doença

- O enfraquecimento de uma membrana abaixo da retina – de Bruch – faz com que escape líquido dos vasos próximos à mácula.

- O acúmulo de líquidos faz surgir uma bolha que eleva a camada mais superficial da retina, formando um tipo de calombo.

- A bolha deforma a superfície da retina, provocando deslocamento do foco na região central da formação da imagem, onde está a mácula.

Causa

Apesar de ter causas desconhecidas, a serosa tem forte relação com estresse e ansiedade. Acredita-se que o uso de corticóide inalatório também provoque a doença.

Cura

Na maioria dos casos, é espontânea e os sintomas regridem entre quatro e oito semanas. Aproximadamente um terço dos pacientes apresenta recorrência do problema. Se o líquido não for reabsorvido em poucas semanas, apenas o laser resolverá o problema.

Diagnóstico

Feito através de um exame de fundo do olho e confirmado por uma angiofluoresceinografia, exame no qual são feitas fotografias do fundo de olho. O oftalmologista consegue notar, a partir de uma injeção de contraste, a área invadida pelo líquido sob a retina.

Tratamento

- Antiinflatórios não-hormonais
- Sem corticóide.
- Ajudam na reabsorção do líquido extravasado.

Laser

O jato de laser atravessa o olho e queima o tecido no ponto onde está vazando líquido. Em uma semana, forma-se uma cicatriz no ponto de escoamento. A doença pode reaparecer em outra região da retina.