17 de Dez de 2018

Descubra o que fazer para se livrar dessas manchinhas que incomodam tanto

Uma mancha no olho, apesar de ser uma situação que assusta bastante, muitas vezes é algo simples que pode ser tratado com pequenas variações na dieta. Por outro lado, sempre que uma alteração como essa aparece em seu corpo, você faz muito bem em procurar por mais informações… Prevenção nunca é demais!

b_300_0_16777215_00_https___seligasaude.com_wp-content_uploads_2017_01_mancha-no-olho-o-que-pode-ser-como-tratar.jpg

Muitas pessoas ficam assustadas com o aparecimento de manchas nos olhos. (Foto: Divulgação)

As manchas escuras que recorrentemente aparecem em nossos olhos geralmente são pequenas lesões, chamadas de “lesões pigmentadas”, causadas basicamente pelo aumento da quantidade (ou tamanho) de malanócitos em nosso organismo.

Apareceu uma mancha no olho, o que pode ser?

Essas lesões pigmentadas surgem em no olho através de um processo bem parecido com o que acontece com o restante da pele. Quando os melanócitos, células responsáveis por produzir melanina, aumentam em tamanho ou em quantidade, pequenas manchas podem surgir tanto na parte branca dos olhos (esclera), quanto na íris (parte colorida), conjuntiva (membrana do interior das pálpebras) ou coroide (parte de trás dos olhos). Uma mancha no olho pode ter coloração preta, castanha ou rosa e apresentar aspecto liso ou um pouco elevado.

O que fazer?

Uma mancha no olho, também conhecida como “nevo”, por vezes é tratada com simples mudanças na dieta. Por outro lado, o seu corpo também pode estar indicando algumas implicações que requerem cuidados médicos. Sendo assim, vale ressaltar que, apesar de na maioria das vezes os “nevos” serem benignos, eles também podem indicar uma lesão pré-cancerígena ou mesmo já ser um sinal de câncer. Desta forma, é fundamental consultar um oftalmologista para ter acesso a uma opinião médica e, se for o caso, fazer a biópsia do material.

b_300_0_16777215_00_https___seligasaude.com_wp-content_uploads_2017_01_mancha-no-olho-o-que-pode-ser-como-tratar-2.jpg

Na maioria dos casos, os nevos são benignos. (Foto: Divulgação)

Confira o tratamento para mancha no olho

Falando dos casos comuns de maneira bastante generalizada, o tratamento para mancha no olho está fortemente atrelado ao aumento no consumo de vitamina A. Além disso, muitos pacientes são aconselhados a fazer uso de Betacaroteno com doses que variem entre 20 e 100 mg ao dia.