03 de Mai de 2024
Má alimentação pode causar problemas de visão. Segundo o oftalmologista Leôncio Queiroz Neto, o problema é ocasionado pela falta das vitaminas D e E. Levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística revelou que 98% dos brasileiros não consomem a quantidade adequada dessas vitaminas.

O déficit desses nutrientes pode causar degeneração da retina, doença caracterizada pela morte das células do centro da retina (mácula), que é apontada pela Organização Mundial de Saúde como a maior causa de cegueira definitiva do mundo.

"A vitamina E é um dos antioxidantes que interrompem a degeneração das células da mácula, provocada pelo envelhecimento", diz o especialista. "Já a vitamina D responde pela boa circulação sanguínea e, portanto, pela oxigenação na retina. O comprometimento da circulação por falta da vitamina leva à falência
das células da mácula", explica.

Segundo Leôncio, há dois tipos de degeneração macular. Na úmida, os vasos se rompem, e o portador enxerga uma mancha escura. Na seca, forma-se uma cicatriz que impede a visão.

Nove em cada 10 portadores são acometidos pela degeneração macular úmida. A maioria dos pacientes confunde a doença com "óculos vencidos" e atribuem o problema à idade. "A visão pode ser recuperada quando o diagnóstico é precoce", diz.

O que deve estar sempre no prato

As principais fontes de vitamina E são gérmen de trigo, cereais integrais, ovos, frutos secos e vegetais de folhas de cor verde-escura. Já a vitamina D pode ser encontrada em leite e seus derivados e nas carnes de peixe e fígado.

Segundo Queiroz, os sinais de problemas na retina são: visão desfocada, embaçada ou tortuosa. "É preciso procurar oftalmologista", diz.






Fonte: Portal Terra