04 de Mai de 2024

Uma mutação genética pode explicar por que algumas pessoas têm aversão à luz forte, dizem cientistas

Especialistas dos Estados Unidos e Holanda dizem que o defeito pode dificultar o ajuste do olho diante de variações repentinas de luminosidade. O gene identificado está envolvido na ativação e desativação de células fotoreceptoras no olho, um mecanismo que ajuda a pupila a se ajustar de acordo com a intensidade da luz.

Os pesquisadores observaram cinco pessoas que tinham problemas para ver em presença de luz forte e descobriram que todas portavam uma versão modificada desse gene.

Cegueira momentânea

"Por exemplo, eles disseram que tinham dificuldade em jogar jogos com bola porque não conseguiam ver a bola em movimento", disse o cientista Aart Kooijman, da Universidade de Groningen, na Holanda.

"Se há mudanças repentinas na luminosidade, como as que ocorrem quando você sai à rua em um dia ensolarado, esses pacientes ficam praticamente cegos durante até dez segundos", explicou.

Até o momento, a única solução é usar óculos escuros, mas espera-se que a descoberta possa ajudar os oftalmologistas a explicarem a condição.

O médico Thaddeus Dryja, da Harvard Medical School, nos Estados Unidos, disse que muitas pessoas reclamam desse tipo de problema.

"Agora o oftalmologista pode dizer que existe algo errado, você (o paciente) não está louco", disse Dryja.







Fonte: BBC