01 de jul de 2025
Os cuidados com os olhos devem acontecer durante a vida toda. Mas é principalmente na terceira idade que surge uma das doenças oftalmológicas mais comuns, a catarata. Estima-se que cerca de dez milhões de brasileiros acima de 60 anos, ou seja, a metade da população idosa do país, possuam a doença.

Com o avanço da tecnologia nas cirurgias oculares, o tratamento da catarata ficou muito mais eficaz. Em Curitiba, o Instituto de Oftalmologia de Curitiba (IOC), que já realizou mais de dez mil procedimentos com este fim, é referência no assunto. "A catarata é a perda progressiva da transparência do cristalino, a lente natural do olho, cuja opacidade diminui a intensidade de luz que chega à retina, provocando a redução progressiva da visão", explica o oftalmologista Dr. Luiz Geraldo Simões de Assis.

Sintomas como a visão nublada e borrada, e a distorção de imagens são decorrentes da doença. "O olho humano sofre com inúmeras exposições ao longo do tempo, como aos raios solares, por exemplo, que estão entre os motivadores do desenvolvimento da catarata", explica o médico.

Apesar de menos frequente, a catarata também pode atingir jovens, adultos e até crianças. Na infância, ela normalmente é congênita, ou seja, já nasce com a pessoa. No adulto jovem, são possíveis os casos de catarata traumática ou patológica. "Não existem tratamentos clínicos para evitar, reduzir ou eliminar a catarata. Quando ela é formada, só poderá ser removida por meio da cirurgia", explica o médico.
         
Conheça a técnica

A técnica utilizada pelos profissionais do IOC é a mais moderna, segura e eficiente para o tratamento da catarata, a Facoemulsificação com pequena incisão e anestesia tópica, ou seja, somente com o uso de colírios. "O procedimento é realizado em aproximadamente 8 minutos. A catarata é fracionada em partículas microscópicas, que são aspiradas. Na sequência, o cristalino é substituído por uma lente intraocular", explica Dr. Luiz Geraldo. A permanência no centro cirúrgico é de aproximadamente duas horas, incluindo o pré-operatório, a cirurgia e a recuperação pós-cirúrgica, e o paciente recebe alta no mesmo dia.

O retorno gradativo da visão inicia-se já nas primeiras 24 horas. Em poucos dias já é possível retornar às atividades diárias. Segundo dados divulgados pela American Society of Cataract and Refractive Surgery, 98% dos pacientes submetidos a este procedimento apresentaram uma melhora significativa da visão após a cirurgia. A incisão autosselante, ou seja, sem a necessidade de pontos, diminui o desconforto tornando ainda melhor a qualidade visual do paciente.












Fonte: Assessoria de Comunicação Instituto de Oftalmologia de Curitiba