01 de jul de 2025

Parceria entre Ministério Público do Trabalho, INSS, Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida e a Associação Laramara, viabiliza a distribuição de máquinas de escrever em braille para mais de 130 cegos

Em evento realizado no dia 5 de agosto, na sede do Ministério Público do Trabalho, em São Paulo, foram distribuídas 133 máquinas de escrever em braille, com valor correspondente a R$ 250 mil, como doação para pessoas com deficiência visual assistidos pela Laramara - Associação Brasileira de Assistência ao Deficiente Visual ou indicado por instituições parceiras.

A iniciativa faz parte do Programa de Concessão de Acesso às Tecnologias Assistivas, idealizado pela Gerência Executiva INSS São Paulo - Centro e que tem como parceiros o Ministério Público do Trabalho - 2ª Região/SP e a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida. Dentro dessa parceria os acordos realizados junto ao no Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região/SP, têm gerado doações de equipamentos tecnológicos que beneficiam e facilitam o acesso das pessoas com deficiência ao mercado de trabalho.

Durante a cerimônia, que contou com a participação dos parceiros, apoiadores e beneficiários do Programa, Sanieli de Almeida (18 anos), que está se preparando para ingressar no mercado de trabalho, destacou o significado de possuir o equipamento: “Todos nós temos direito a ler e escrever, por isso a máquina Braille é tão importante para nós, cegos”. Também Everaldo Aparecido de Oliveira (38 anos), que perdeu a visão depois de adulto, expressou o seu contentamento. “Aprendi o método Braille há três meses e agora, com a máquina Braille tenho como ler e escrever”.

Com quase 20 anos, Laramara é uma das mais atuantes instituições especializadas em deficiência visual no Brasil e um centro de referência na América Latina no trabalho interdisciplinar de avaliar, diagnosticar e intervir no processo de desenvolvimento e aprendizagem de crianças com deficiência visual e múltipla, realizando encaminhamento escolar, orientando e apoiando o corpo docente de escolas públicas e privadas, creches, pré-escolas, ensino fundamental e médio. Mantém ainda um curso de preparação para o trabalho, com orientação e encaminhamento profissional e já encaminhou aproximadamente 1000 jovens para centenas de empresas em todo País.

O curso de Braille é um dos mais procurados da instituição, "O Sistema Braille de escrita e leitura é fundamental para a independência da comunicação da pessoa cega. O programa de concessão de acesso de tecnologias assistivas tem um enorme alcance social, pois beneficiou dezenas de pessoas que dependem da escrita e leitura em Braille, para a educação e inclusão" conta a presidente e criadora da ONG Laramara, Mara Siaulys.

 

 

 

Fonte: Laramara