05 de Mai de 2024
O serviço de reconhecimento LookTel faz com que smartphones sejam uma “visão artificial” para cegos e pessoas com problemas de visão 

Os deficientes visuais estão ganhando muito com o desenvolvimento de novas tecnologias. Após a divulgação do monitor em Braille, foi lançado também o aplicativo LookTel, que, ao ser apontado para uma determinada coisa, diz ao usuário o que ela é. 

O novo aplicativo age como um reconhecedor de objetos, podendo servir também como um leitor de texto e identificador de lojas, por exemplo. O site CrunchGear apresenta um vídeo com a demonstração do funcionamento do aplicativo. 

O LookTel pode ainda realizar a leitura de textos de jornais e revistas, reconhecer rótulo de produtos e fachadas de lojas e outros estabelecimentos através de seus nomes. Além disso, pode “aprender” novos objetos, ligando uma imagem capturada pela câmera do celular a uma palavra informada pelo usuário. 

O aprimoramento da função de reconhecimento pode ser feita com imagens pré-carregadas pelo próprio usuário, representado objetos ou locais de uso frequente, por exemplo. Entretanto, o sistema do aparelho celular não é capaz de realizar esta tarefa e necessita de um PC, que servirá de servidor para as imagens e o processamento de reconhecimento. Resumidamente, o celular captura a imagem do objeto e envia para o PC que irá procurar a imagem na biblioteca e mandar o sinal de volta para o telefone, após o reconhecimento. O LookTel roda em qualquer celular Windows Mobile. 

 
 
 
 
 
 
Fonte: Portal Geek.