Antibióticos, anti-histaminas, uso de álcool e tabaco, hipertensão não tratada e doenças auto-imunes dos multisistemas são fatores de risco potencial para um distúrbio retiniano conhecido como coriorrenopatia serosa central (CSCR, em inglês). CSCR é um distúrbio no qual as células retinianas se separam e se atrofiam causando prejuízos e perda da visão.
Neste estudo, o histórico de 312 pacientes com CSCR e de 312 pacientes com outras condições oftalmológicas foram examinados no Department of Ophthalmology Hospitals and Clinics da Escola de Medicina da Universidade de Boston, na Massachusetts Eye and Ear Infirmary, no Department of Ophthalmology da Escola de Medicina da Universidade de Indiana, e nos consultórios oftalmológicos de Boston.
Similar a estudos anteriores, este encontrou uma forte associação do CSCR com o uso sistêmico do corticosteróide e gravidez. Sean Koh, MD, membro do conselho vitroretiniano da Retina Service of the Massachusetts Eye e do Ear Infirmary, Harvard Medical School e co-autor desse estudo, afirma, "Complementando, esse estudo mostra que uma grande variedade de fatores sistêmicos novos estão associados com CSCR: antibióticos, anti-histaminas, uso de álcool e tabaco, hipertensão não tratada e doenças respiratórias alérgicas. Pacientes devem ser examinados em relação a essas doenças e orientados para controlar a hipertensão com medicamentos apropriados, parar de consumir álcool e tabaco e evitar o uso desnecessário ou excessivo de antibióticos e anti-histaminas."
"Além disso", disse o Dr. Koh, "o estresse psicológico, que não pôde ser pesquisado nesse estudo, pode contribuir para algumas das associações identificadas. Se a modulação dos fatores de risco identificados nesse estudo afetarão o curso ou a severidade do CSCR é necessário fazer uma investigação futura."
O porta-voz acadêmico José Pulido, MD, professor de oftalmologia e chefe do departamento de oftalmologia da Universidade de Illinois, em Chicago, reporta, "a mensagem principal desse estudo é que existem condições essenciais múltiplas que podem resultar no CSCR. Portanto, é importante para os oftalmologistas. discutirem os fatores de risco possíveis com o paciente, e dêem um passo para erradicar esses fatores de risco, tratar a doença e prevenir as recorrências.
Dr. Pulido acrescenta, "Esse estudo também menciona que a associação entre CSCR e o uso da anti-histamina pode ter de fato uma associação com outros medicamentos, tal como descongestionantes. É claro, que qualquer mudança nos medicamentos deve ser analisada em relação a efeitos adversos potenciais
Fonte: Ophthalmology