16 de set de 2025

Oftalmologistas têm auxiliado no diagnóstico de patologias, que nem sempre estão relacionadas à saúde dos olhos

As visitas regulares aos consultórios de oftalmologia deixaram de ser apenas um cuidado com os olhos e se tornaram aliadas no diagnóstico de graves doenças, que nem sempre estão relacionadas aos olhos, mas podem ser identificadas por meio deles. Com um simples exame, como o de fundo de olho, é possível identificar, precocemente, sintomas de diversas patologias, como tumores, acidentes vasculares, distúrbios na tireóide, hiperglicemia, diabetes, inflamações, hipertensão, disfunções hormonais, entre outras, e evitar que o paciente chegue a quadros irreversíveis, que podem levar à perda da visão.

Segundo o oftalmologista Leonardo Akaishi, algumas alterações revelam nitidamente o sinal de disfunções em outros órgãos do corpo, como, por exemplo, a anemia. “Quando o paciente chega ao consultório analisamos não só as dificuldades para enxergar, mas todo o histórico dessa pessoa. E quando percebemos alguma anormalidade o encaminhamos imediatamente para análise de outros especialistas”, garante.

O médico explica que os exames de rotina também auxiliam no controle de algumas doenças e ajudam a evitar complicações maiores. Pessoas com diabetes, por exemplo, precisam estar sempre monitorando a saúde dos olhos, pois a evolução da patologia pode levar à cegueira. “Muitas doenças são silenciosas. Na maioria das vezes, o paciente só descobre a gravidade quando já não pode mais controlá-las. Por isso, a importância de um acompanhamento periódico”, adverte.

Há pouco mais de dez anos, o Ministério da Saúde instituiu o dia 10 de julho como o Dia da Saúde Ocular. A data visa alertar a população sobre a importância do acompanhamento oftalmológico.

Saiba mais

Alguns incômodos nos olhos podem denunciar riscos à saúde.

Seguem abaixo alguns exemplos:

Pupila dilatada - Pode ocorrer também em glaucoma, tumores e doenças do sistema nervoso central;

Visão dupla - Tumor intracraniano, acidentes vasculares centrais, traumas ou hiperglicemia, devem ser pesquisados;

Olhos saltados e inchaço - São sinais, principalmente, de distúrbios da tireóide;

Mudança na cor dos olhos - Pode ser causada por medicamentos. Também pode sinalizar inflamações oculares;

Cegueira momentânea - Tumor intracraniano, má circulação no cérebro ou arritmia cardíaca, devem ser pesquisados;

Visão borrada - Ocorre em diabetes, no sangramento interno dos olhos, nas inflamações ou em casos de hipertensão arterial;

Olho seco - Indica disfunções hormonais, menopausa ou Síndrome de Sjogren, doença reumática crônica.



 

Fonte: Assessoria de Comunicação Instituto de Catarata de Brasília