02 de jul de 2025
O consumo de sardinha enlatada por mulheres grávidas ajuda a melhorar a visão dos bebês, afirmam cientistas britânicos.

Eles encontraram uma relação entre o bom desenvolvimento visual das crianças e a ingestão pelas mães de peixes embebidos em seu próprio óleo.

O óleo de alguns tipos de peixes, como a sardinha, o salmão e a truta, contém altas concentrações de uma substância que os cientistas acreditam fazer bem à visão.

O mesmo levantamento, feito pela Universidade de Bristol, concluiu que a amamentação no peito da mãe também faz bem para a visão do bebê.

DHA

A conclusão vale para mulheres que comem peixes ao óleo pelo menos uma vez a cada 15 dias durante a gravidez.

"Até onde sabemos, esta é a primeira vez em que se encontra uma ligação entre a alimentação durante a gravidez e o desenvolvimento da visão da criança", disse a oftalmologista Cathy Williams, uma das participantes da pesquisa.

Os cientistas fizeram a pesquisa com 400 crianças e suas mães. Eles acreditam que o ingrediente que faz bem para os olhos das crianças é o ácido docosahexanóico, também conhecido como DHA.

Margarina

O óleo de alguns peixes é considerado a maior fonte nutricional desse ácido. Além dos peixes em conserva, o óleo de peixe é usado para produzir alimentos como margarina e óleo de cozinha. O ácido docosahexanóico também pode ser encontrado no leite materno. As conclusões foram publicadas na revista American Journal of Clinical Nut.