18 de Mai de 2024
Apesar de acontecer todo o ano, é com o frio, quando os ambientes se ressecam com as calefações, que o distúrbio acontece com mais frequência.

A Síndrome do Olho Seco é uma condição caracterizada pela pouca ou má qualidade da lágrima, deixando a superfície dos olhos seca, o que facilita o aparecimento de infecções e inflamações. Segundo o médico oftalmologista Luiz Antonio Pereira Santini, trata-se de um distúrbio que acomete pessoas de todas as idades e em todas as estações.

"A Síndrome do Olho Seco pode ser verificada durante todo o ano, mas, nas estações frias, há um aumento no número de casos em decorrência do grande uso de ar condicionado na temperatura quente, que resseca muito os ambientes", explica.

Além disso, o médico destaca outros inúmeros fatores que podem causar a síndrome: ambientes ensolarados, ventosos ou poluídos; exposição a monitores de computador; uso de lentes de contato; uso de alguns medicamentos, como anti-histamínicos, antidepressivos e certos anticoncepcionais; alergias; e mudanças hormonais, como a menopausa e a idade avançada.

Os sintomas de olho seco são ardor, coceira, olhos vermelhos, irritação, visão borrada, desconforto após ver televisão, ler ou trabalhar em frente ao computador e dificuldade para ficar em lugares com ar condicionado.

Para amenizar essas perturbações, é comum substituir a lágrima por colírios de lágrimas artificiais. Contudo, Santini adverte que antes de qualquer tratamento, o diagnóstico deve feito pelo médico oftalmologista, que, com testes específicos, vai medir a produção, a evaporação e a qualidade da lágrima.

"Existem pessoas que compram vidros grandes de soro fisiológico para usar como lágrima e nem sequer o mantêm na geladeira. Com os olhos, é preciso ter muito cuidado", alerta o oftalmologista.

Dicas do oftalmologista para o dia a dia

- Quando dormir em um ambiente com ar condicionado ou ventilador, coloque uma máscara sobre os olhos para protegê-los

- Beba água com frequência

- Evite bebidas alcoólicas e as que contenham cafeína, pois elas facilitam a desidratação

- Use umidificador ou vaporizador para manter um nível confortável de umidade no ambiente

- Evite correntes de ar oriundas de aparelhos de ar condicionado, leques, ventiladores ou aparelhos de calefação

- Proteja os olhos com protetores adequados evitando a exposição ao vento ou ao sol





Fone: Click RBS