17 de dez de 2025
A retina é a camada que realmente nos faz enxergar e fica localizada no fundo do olho. Ela é dividida basicamente em duas regiões: a mácula, que é o centro da visão, responsável pela visão de leitura, cores, reconhecimento de pessoas ou objetos e do foco. O restante da retina nos dá o campo de visão.
 
O descolamento da retina é quando a retina se separa da parede interna do olho.

Quais são as causas?


Existem várias causas para o descolamento de retina, porém o aparecimento espontâneo é o mais frequente. Outras causas são traumatismo nos olhos, diabetes, inflamações oculares e alta miopia.

Sintomas

O descolamento pode aparecer sem dar aviso prévio, porém pode ser precedido de basicamente dois sintomas iniciais: o aparecimento repentino de manchas na visão, assemelhando-se a moscas (são chamadas de moscas volantes), e a instalação de flashes luminosos.

Deve-se salientar que esses sintomas são comuns a outras condições do olho e não significam necessariamente a presença de descolamento de retina. Assim, somente um médico oftalmologista pode diferenciar essas condições de um descolamento de retina. Quando o descolamento já se instalou, o sintoma é perda progressiva do campo visual (que pode ocorrer rapidamente, em horas) e, em casos mais avançados, da visão central.

Prevenção

Não existe prevenção para o descolamento espontâneo, porém, o exame com oftalmologista feito anualmente pode detectar condições de risco preexistentes.

Tratamento


Quando o descolamento é pego numa fase precoce, o tratamento pode ser realizado por meio de raios laser. Quando estiver mais avançado, somente a cirurgia pode resolver. No entanto o tempo entre o início dos sintomas e o tratamento é fundamental para o melhor sucesso. A crença de que os sintomas vão desaparecer sozinhos ou que óculos podem resolver retarda o diagnóstico e, portanto, o tratamento. Com isso, diminuem as chances de recuperação e preservação da visão.

O descolamento de retina não tratado a tempo e da maneira correta leva à perda irreversível da visão do olho afetado.







Fonte: Portal Idmed