20 de abr de 2025
Livrar-se da catarata e recuperar um alcance de visão próximo ao natural são os objetivos principais dos pacientes que buscam mais qualidade de vida após a cirurgia

Cerca de 500 mil cirurgias de catarata são realizadas no Brasil todos os anos e a tecnologia de lentes intraoculares para a correção do problema tem avançado rapidamente, com novas opções de tratamento aos pacientes. Se a lente utilizada no procedimento for do tipo acomodativa, como a Crystalens® da Bausch+Lomb, o cirurgião consegue proporcionar ao paciente a chance de recuperar um alcance de visão mais próximo ao natural.
 
Inspirada na lente natural do olho humano, o cristalino, a lente intraocular acomodativa foi desenvolvida para atender às necessidades dos pacientes que precisam se submeter à cirurgia, mas que não querem abrir mão de suas atividades diárias e seu estilo de vida. Esse tipo de paciente demonstra preferência por lentes que ofereçam melhor qualidade visual e efetiva recuperação do alcance de visão, com mínima dependência de óculos após a cirurgia.

A lente intraocular acomodativa Crystalens®, a primeira aprovada pela Anvisa (Brasil) e FDA (EUA), foi projetada exatamente para recuperar esse alcance completo da visão, além de eliminar os efeitos causados pela catarata, como a visão embaçada ou amarelada. Para isso, mimetiza a capacidade natural de focalização, ajustando-se como a lente natural do olho, o que proporciona ao paciente enxergar de perto, longe e de qualquer distância intermediária. 

“Com o aumento da expectativa de vida, amplia-se também a quantidade de pacientes que apresentarão opacidade do cristalino, a catarata, e que procurarão por tratamentos mais modernos.”, alerta Dr. Milton Yogi, cirurgião oftalmologista e consultor clínico da Bausch+Lomb. Essa perda de transparência do cristalino e a consequente diminuição da acuidade visual levam a necessidade da cirurgia para correção do problema. No entanto, a evolução das pesquisas e o uso da Bioinspiração, em que ideias para o desenvolvimento de produtos partem de elementos da natureza, estão encontrando novas opções de tratamento cirúrgico dessa doença e, consequentemente, podem oferecer melhores resultados visuais aos pacientes. A lente intraocular acomodativa ajuda a atingir esse objetivo.

Apesar de toda a tecnologia e inovação proporcionadas pela Crystalens, o paciente deve sempre consultar um cirurgião especialista antes de optar por qualquer tipo de lente. “É importante que o paciente sinta-se seguro com seu médico e entenda que estará se submetendo não só a uma cirurgia com uma lente intraocular diferenciada, mas também a um atendimento mais minucioso, diferente de outras lentes. Como a Crystalens® baseia-se no mecanismo natural do olho, a acomodação, seu desempenho é dinâmico, e o acompanhamento criterioso do cirurgião no pós-operatório poderá melhorar ainda mais o resultado final da visão.”, afirma o cirurgião.

Como tendência natural, a medicina caminha para prolongar os benefícios de uma vida ativa e saudável, e a visão é extremamente importante nesse aspecto. Ela representa cerca de 80% do nosso contato com o meio, o que mostra a necessidade de evolução no tratamento de doenças como a catarata e o desenvolvimento de produtos como a lente intraocular acomodativa. Normalmente, a cirurgia para a correção da catarata leva de 15 a 20 minutos, sendo realizada em ambiente ambulatorial e o paciente pode retornar às suas atividades normais em poucos dias.

A Bausch+Lomb, sempre preocupada em trazer opções cada vez mais inovadoras e eficazes para o tratamento para a catarata, lançará em breve no mercado brasileiro o mais novo modelo de seu portfólio de lentes acomodativas, a Crystalens AO. A lente foi desenvolvida para proporcionar um completo alcance de visão, ainda mais natural.








Fonte: Assessoria de Comunicação Bausch+Lomb