04 de Mai de 2024
Descoberto outro possível benefício à saúde do hábito de comer peixe: prevenção de degeneração macular relacionada à idade, a causa mais importante de cegueira irreversível nos Estados Unidos, de acordo com os pesquisadores.

A mácula é a porção central da retina no olho e quando é danificada, problemas visuais, inclusive cegueira, são o infeliz resultado. Em um estudo que incluiu mais de 3.500 adultos com idades de 49 anos ou mais, o Dr. Wayne Smith e colaboradores, da Universidade Estadual da Austrália, encontraram que o consumo mais frequente de peixe parece proteger contra degeneração macular tardia relacionada à idade. Seu trabalho está publicado na Archives of Ophthalmology. Além disto, somente uma ingestão moderada de peixe foi necessária para o efeito protetor. Aqueles que comiam peixe uma a três vezes ao mês tinham cerca de metade do risco de doença terminal do que aqueles que comiam peixe menos de uma vez por mês.

E mais peixe não é necessariamente melhor. A maior proporção de proteção foi vista naqueles que comiam uma porção de peixe por semana, e não houve benefício maior para quem comia mais que isto. Comer muito peixe pode interferir na absorção da vitamina E na velhice. "O consumo de dieta com muito peixe por idosos pode ser visto como fator interferente no status da vitamina E, um importante antioxidante necessário para a retina," eles escrevem, "o que poderia explicar o efeito protetor do peixe na dieta."

Os pesquisadores apontam que os ácidos graxos ômega 3 são encontrados na retina humana. Uma vez que a gordura de peixe também contém estes compostos, as pessoas que comem mais peixe podem apresentar risco reduzido de doença ocular.

Contudo, a equipe de Smith não viu qualquer benefício no consumo de peixe quando ele se inicia para prevenir os estágios precoces da degeneração macular relacionada à idade. Aqueles que consumiam baixos níveis de gorduras saturadas tinham um risco muito menor de doença ocular, tanto precoce quanto tardia, do que aqueles que consumiam altas quantidades destas gorduras.

Estes resultados concordam com estudos anteriores que sugeriram, mas não confirmaram ainda, que uma dieta rica em gorduras pode contribuir para a doença. A causa da doença ocular é desconhecida, mas vários fatores, como o tabagismo, são conhecidos por aumentar o risco do distúrbio.

Como estudos prévios não encontraram qualquer benefício da ingestão de peixe na degeneração macular relacionada à idade, mais estudos são necessários para confirmar estes resultados.

"A identificação de fatores de risco passíveis de prevenção para a degeneração macular relacionada à idade, agora a causa mais comum de cegueira nos países ocidentais, pode ser a única forma de reduzir os danos desta doença, uma vez que os tratamentos atuais raramente são eficientes à longo prazo," concluem Smith e colaboradores.



FONTE: Archives of Ophthalmology