04 de Mai de 2024
A Toxoplasmose é uma doença infecciosa causada pelo toxoplasma e no olho, pode causar um tipo de inflamação. Esta infecção é frequentemente adquirida através da ingestão de carne (principalmente de porco, galinha e carneiro) mas também pode ser adquirida através de alimentos ou mãos contaminadas com fezes de gato (elimina estes organismos apenas uma vez na vida e durante semanas a poucos meses).

Quando a doença afeta o olho, é muito frequente que o exame de sangue mostre apenas que o paciente já teve a doença. Mais da metade da população do Brasil já foi infectada por este organismo que geralmente não causa problema nenhum.
 
Infelizmente algumas pessoas desenvolvem lesão na retina (uveíte, retinite ou retinocoroidite). Mesmo com o tratamento correto pode recidivar e não há maneira nenhuma de evitar as crises de recaída. Não se sabe exatamente porque a doença volta mas acredita-se que seja devido à ruptura de pequenos cistos (como se fossem ovos) na periferia das lesões antigas.

Os medicamentos para toxoplasmose são vários (colírios ou comprimidos e mais raramente injeções) e quase sempre utilizados por período superior a quatro semanas. Os corticóides (únicos antinflamatórios indicados para esta doença) são usados quase sempre por via oral e também por um número pequeno de semanas.