28 de Abr de 2024
Outras invenções, como celulares e dispositivos de som, também conseguem melhorar a vida das pessoas com deficiência

Um boné inteligente, capaz de detectar obstáculos no caminho, é a novidade apresentada para tornar a vida dos deficientes visuais mais segura. Em dezembro, foi comemorado o Dia Nacional da Pessoa com Deficiência Visual, e o Fantástico, revista eletrônica dominical da Rede Globo, mostrou como ideias simples podem dar mais mobilidade aos cegos.
 
"A maior dificuldade que um deficiente visual encontra quando está andando na rua são os orelhões", afirma Markiano Charan Filho, cego de nascença. "Para mim, são as placas", diz Suelen de Oliveira, cega há sete anos. "Postes e lixeiras", diz Jorge Siemon, cego há sete anos.
 
Pensando nisso, o engenheiro Gustavo Brancante, pós-graduado no Instituto Tecnológico de Aeronáutica, criou um boné equipado com sensores que detectam obstáculos no caminho. A inspiração veio do filme "Matrix" e do sistema que os morcegos usam pra se orientar no escuro.
 
O boné emite um sinal de ultrassom, com alcance de seis metros. As ondas batem no obstáculo e retornam. O boné, então, vibra de acordo com a proximidade do objeto. Se está longe, o estímulo é sentido na frente da cabeça. Se está mais perto, o sinal é na parte de trás.
 
Quatro voluntários, todos cegos, participaram dos testes da invenção, que ainda em fase de ajustes. 


Fonte: Vida Mais Livre