29 de Abr de 2024
Estudo britânico quer evitar que usuários de óculos 3D sofram com dores de cabeça

Um estudo liderado pelo pesquisador Rob Black, da Universidade de Liverpool, quer acabar com o desconforto que alguns usuários de óculos 3D experimentam após ficar muito tempo expostos às imagens, de acordo com o New Scientist. Black tem baseado sua pesquisa no invento de 1907 do cientista polonês Moritz von Rohr.

Rohr desenvolveu um método para criar a ilusão de 3D a partir de imagens em duas dimensões, com uma série de espelhos e lentes óticas. Apesar disso, na época a invenção não teve sucesso comercial por ser muito cara para ser produzida.

Atualmente, filmes 3D empregam uma técnica chamada de "disparidade binocular", que se aproveita de imagens sobrepostas e da posição diferente dos olhos direito e esquerdo para criar uma ilusão e enganar o cérebro. O resultado disso é que algumas pessoas acabam sofrendo com dores de cabeça depois dessa 
confusão mental.

O cientista britânico acredita que seu estudo, batizado de "the I", pode criar uma nova tecnologia menos agressiva para imagens e vídeos em 3D. Ao contrário do 3D de hoje, Black quer que o aparelho forme uma única imagem, que não force os olhos e o cérebro a enxergar figuras em três dimensões que não existem.


Fonte: Opticanet