Falta de informação nas embalagens aumenta os riscos de infecção, ressecamento da lágrima, alergia, úlcera na córnea e cegueira. Contaminações por manutenção e armazenamento inadequados também são fatores que podem trazer problemas à visão.
De acordo com o oftalmologista Leôncio Queiroz Neto, a falta de informação nas embalagens aumenta os riscos de infecção, ressecamento da lágrima, alergia, úlcera na córnea e até cegueira. Isso porque a venda pela internet, farmácias e ópticas sem prescrição médica induz pessoas que não são aptas a usarem lentes.
O especialista explica que para usar lente de contato é necessário fazer uma completa avaliação oftalmológica que inclui utilização de lentes de teste, mesmo nos casos das coloridas sem grau. "A adaptação é considerada um procedimento médico pelo Conselho Federal de Medicina - CFM, mas a população banaliza as lentes por causa do fácil acesso", relata Leôncio.
Cerca de 15% das pessoas que possuem algum vício de refração como miopia, hipermetropia, astigmatismo ou presbiopia não têm condições fisiológicas para se adaptar às lentes. A má adaptação não é o único problema. O uso das lentes de contato além do prazo de validade ou durante a noite, alergias e contaminações por manutenção e armazenamento inadequados também são fatores que podem trazer problemas à visão.
Fonte: Opticanet