19 de Abr de 2024
Pacientes submetidos à ceratectomia fotorrefrativa tiveram qualidade visual e refração estável 10 anos após a cirurgia, mostrou um estudo. Entretanto, a perda de células endoteliais de cerca de 8% levantaram
algumas preocupações, disseram os autores do estudo. "Além disso o acompanhamento a longo prazo é necessário para avaliar a diminuição das células endoteliais", completaram.

O estudo retrospectivo incluiu 42 olhos submetidos a PRK em 29 pacientes com idade média de 33,4 anos, entre 1995 e 1998. Re-tratamento dos casos foram excluídos da análise.

As medidas de desfecho primário foram a eficácia, previsibilidade, estabilidade, segurança e complicações. Os pesquisadores também avaliaram a PIO, espessura corneana e densidade endotelial. Um questionário foi administrado aos pacientes durante o estudo.

Os resultados do estudo mostraram que 17 olhos (40%) teve a visão de 20/20 ou melhor e 35 (81%) viu de 20/40 ou melhor em 10 anos após a cirurgia. A melhor acuidade visual corrigida melhorou ou permaneceu estável em 95% dos olhos; dois olhos perderam uma linha de acuidade visual.

Além disso, 55% dos olhos atingiram refração em 1 D do valor-alvo e 76% de refração atingido dentro de 2-D do objetivo desejado. Os resultados mostraram uma média de regressão míope de 0,51 D. A densidade de células endoteliais diminuiram 8,3%. A queda superou a taxa normal de perda de células atribuídas à idade.

Em relação ao questionário dos pacientes, 18 dos 20 pacientes que responderam às questões sobre satisfação geral com a cirurgia relataram estar satisfeitos ou muito satisfeitos. Nenhum paciente relatou estar desapontado ou muito decepcionado com o tratamento.