23 de Abr de 2024
Em uma perspectiva didática simplificada, o sistema sensório-motor e o mecanismo sensório binocular são separados. O sistema motor alinha a fóvea dos dois olhos no objeto resguardando e mantendo a fixação, no objeto fixo ou em movimento. Isso aliado ao campo visual fazendo um campo de fixação. O sistema sensório-motor recebe informações que controlam o alinhamento.
 
O processo normal de correspondência retiniana aliada à fusão de duas imagens físicas, em um sinal de impressão mental. Quando a fusão ocorre, uma nova qualidade do processo subjetivo toma o lugar da percepção de resultante de profundidade e paralaxe. O mecanismo de correspondência unicamente concede uma localização relativa do objeto a um outro espaço físico.
 
A estereopsia representa a latitude da correspondência retiniana com a não existência de diplopia. A imagem percebida, da profundidade é vista sem direção específica do olho direito e esquerdo, mas pela correspondência visual dos elementos não estimulados dos olhos. O processo mental absoluto da localização é essencialmente compromissado com vários requerimentos de análise da informação retiniana, auxiliada pelo mecanismo de correspondência, mas pode ser modificado por outras informações eferentes do monitoramento do sistema motor.
 
Essa é a melhor demonstração do paciente com estrabismo parético com correspondência retiniana normal. A integração do mecanismo sensório-motor e de VBN, representam um processo complexo, que será visto em condições patológicas, no transtorno de um ou ambos os processos. Uma criança com estrabismo, pode se adaptar sensoriamente à anomalia motora, trocando a resposta motora, e adaptando-se à anomalia sensorial.

A decodificação de sinais emitidos para cada um dos olhos e seus processamentos simultâneos resultando da composição espacial de seus pontos, uns devidos a estímulos ao olho direito, outros ao esquerdo.  Desse modo, seja por alternância espacial e, ou temporal, nunca o mesmo ponto objeto teria as suas imagens em cada um dos olhos simultaneamente processadas pelo sistema nervoso central.
 
Contudo, a interação de campos receptivos binoculares num mesmo neurônio cortical, com mecanismos complexos de excitação e inibição já está bem documentada. Por outro lado, percepção é o resultado subjetivo de tais mecanismos funcionais e a noção dela advinda é a de simultaneidade no funcionamento binocular.


Fonte: Opticanet