19 de Abr de 2024

Cerca de 24 milhões de crianças no Brasil estão na faixa etária mais importante para a detecção e correção de irregularidades visuais que podem garantir ou impedir o desenvolvimento da visão que os acompanhará a vida inteira. É nesta etapa da vida que se recuperam erros de refração como miopia, astigmatismo e hipermetropia. Também a ambliopia e casos mais severos como a retinopatia da prematuridade, a catarata congênita e o estrabismo se manifestam nesta fase. "Depois, fica difícil e a visão pode estar comprometida para sempre", alerta a oftalmopediatra Dorotéia Matsuura.

De acordo com o IBGE, quase 13% da população brasileira é formada por crianças que estão na faixa de zero a seis anos de idade. Para esse expressivo grupo que sucederá a geração de adultos de hoje, a médica sugere que o primeiro check up oftalmológico seja feito antes de completar um ano de vida e, se os exames estiverem normais, um retorno anual ao oftalmologista. "Se a criança já for usuária de óculos ou tiver alguma irregularidade, por exemplo, o ideal é visitar o oftalmologista a cada seis meses", orienta.

Mas a primeira atenção aos olhos de uma criança deve ser ainda na maternidade, quando os pais precisam providenciar o "teste do olhinho" que, já é obrigatório por lei em alguns estados e deve ser de aplicação nacional, se o projeto 240/2007, que tramita no Senado Federal, for aprovado e sancionado. Dorotéia lista que o teste do olhinho é a avaliação que vai descartar a presença de tumores, catarata congênita, glaucoma congênito, doenças infecciosas ou qualquer malformação. "Mas não identifica erros de refração, como a necessidade de correção com óculos ou estrabismo", assinala.

Quando o bebê nasce prematuro, outro cuidado é fundamental antes de sair da maternidade. O exame de fundo de olho nos primeiros dias vai avaliar os impactos do nascimento prematuro na visão. "Este exame é importante, realiza um mapeamento da retina para detectar se há retinopatia da prematuridade", informa.

Até um ano de idade, também é possível que se manifestem as conjuntivites neonatal, "não são raras", diz a médica ao destacar que a obstrução das vias lacrimais são freqüentes no mesmo período.

O estrabismo manifesta-se a partir dos três meses de idade e deve ser tratado precocemente, porque como a ambliopia (olho preguiçoso) e a alteração de grau podem impedir o desenvolvimento visual da criança.

Conforme a oftalmopediatra, o estrabismo pode ser percebido aos três meses ou mais tardiamente entre dois e seis anos de idade que é decorrente da hipermetropia.

Quando o diagnóstico é de catarata congênita, isto é opacificação do cristalino desde os primeiros dias de vida, Dorotéia relata que os oftalmologistas fazem o procedimento de retirada da lente natural opacificada e a correção é feita com óculos até os cinco anos, quando a criança já estará apta a fazer o implante de lente intraocular. "Este processo é indicado, porque como a criança, o olhinho também cresce e esperar é a melhor forma de evitar que sejam feitos vários implantes para substituição da lente", explica.


Fonte: www.bonde.com.br