28 de Mar de 2024

Mulher com um tipo de alopecia que derruba todos os cílios pensou que estava ficando cega. Entenda

Cílios de diva não é só uma questão de estética. Segundo o oftalmologista Dr. Leôncio Queiroz Neto a falta deles pode comprometer a visão. “Isso porque, funcionam como uma barreira que protege os olhos de todo tipo de partícula e microrganismo suspenso no ar”, afirma.  O oftalmologista conta que recentemente atendeu uma paciente que chegou ao consultório apavorada porque achou que estava ficando cega. Especialista em marketing digital, W. O. teve alopecia areata universal. A doença autoimune, bem mais grave que a condição da atriz Jada Smith. Derruba todo o cabelo e as células de defesa atacam os folículos pilosos do corpo. Por Isso W.O. perdeu o cabelo, cílios e sobrancelhas.

Gatilhos

Sem uma causa bem definida, a alopecia atinge 4,2 milhões brasileiros. Os gatilhos da doença podem ser: trauma, alta carga de estresse, doenças dermatológicas ou herança genética. No caso de W. O. a suspeita recai sobre forte trauma que sofreu durante um assalto. Solteira, estava mais preocupada em cuidar da mãe de 80 anos e com o trabalho. Por isso, encarou o trauma como mais um estresse entre tantos outros e não buscou tratamento psicológico. “Meu cabelo começou cair aos montes, até ficar com  cabeça pelada. Depois perdi todos os cílios e as sobrancelhas apesar do tratamento com corticoide tópico e oral que me fizeram engordar 20 quilos, mas não resolveu o problema”, diz desanimada.

Erro médico? Não. Queiroz Neto explica que embora este seja o tratamento padrão, pesquisadores do Cochrane fizeram uma metanálise de 17 estudos sobre o tratamento da alopecia com corticoide e concluíram que embora em alguns casos o medicamento recupere um pouco do cabelo, o efeito não é persistente. As pesquisas prosseguem em busca de uma solução. Como se não bastasse o sofrimento psicológico, W.O. percebeu piora importante da visão a ponto de achar que estava ficando cega. “Comecei a ter grande dificuldade de dirigir e trabalhar no computador que depois da pandemia substituiu muitas das reuniões presencias com empresários”, conta.  A produtividade caiu e ela entrou em desespero. “Não posso ficar cega. Sou eu e minha mãe. Tenho de cuidar dela”, afirma. Foi quando chegou ao consultório de Queiroz Neto.

Diagnóstico

O oftalmologista conta que o diagnóstico incluiu exame minucioso da córnea que poderia ter alguma cicatriz pela maior exposição às agressões externas. Para avaliar a qualidade da lágrima submeteu a paciente a um exame automatizado do filme lacrimal em que são visualizadas as três camada da lágrima — aquosa, lipídica e de muco — além de pequenas glândulas na borda das pálpebras responsáveis pela lubrificação dos olhos. Queiroz Neto conta que o exame mostrou obstrução nas glândulas lacrimais que ficam no canto interno do olho e produzem a mais abundante camada da lágrima, a aquosa, e das glândulas de meibômio que ficam nas bordas das pálpebras e produzem a camada aquosa. Toda a perda de visão de W. O. foi causada por olho seco. “O ar mais seco dos meses de outono e inverno tem feito muitas pessoas chegarem ao consultório com os olhos vermelhos e escorrendo lágrima. É uma deficiência da camada gordurosa do filme lacrimal que espalha e evita a evaporação da camada aquosa”, explica.

Tratamento

O tratamento imediato de W.O. foi iniciado com colírio e seguido de aplicações de luz pulsada para desobstruir as glândulas lacrimais e de meibômio. Queiroz Neto afirma que a síndrome do olho seco não tem cura e precisa de acompanhamento periódico. Ainda assim W.O. está muito feliz porque voltou a enxergar e a luz pulsada até estimulou o crescimento dos cílios.

Como manter os cílios longos e saudáveis

Queiroz Neto afirma que problemas com cílios entre mulheres são mais frequentes do que se possa imaginar. Na maioria dos casos podem ser resolvidos com cuidados simples. As recomendações do médico são:

  • Retire toda a maquiagem antes de ir dormir: Resíduos de maquiagem podem quebrar e até derrubar os cílios. Os folículos pilosos precisam respirar;
  • Higienize a borda as pálpebras com cotonete e xampu neutro: A limpeza cuidadosa evita o bloqueio das glândulas que produzem a camada gordurosa da lágrima. Sete em cada 10 casos de olho seco estão relacionados à deficiência dessa camada da lágrima;
  • Atenção à escolha do rímel: dê preferência aos que são retirados com facilidade. Rímel a prova d’água é difícil de ser retirado completamente e por isso pode danificar os cílios;
  • Hidrate para alongar: o segredo dos cílios longos é a hidratação que pode ser produtos formulados com este fim;
  • Atenção com cílios postiços e extensões: os cílios postiços têm o mesmo efeito da peruca — abafam e podem aumentar a queda dos fios. As extensões só devem ser aplicadas por profissionais qualificados. O excesso de peso também causa queda.

 

 

 

Fonte: assessoria de comunicação do Instituto Penido Burnier