20 de Abr de 2024

A empresa tem alertado pais e responsáveis sobre a importância de levarem as crianças para consultas regulares com médicos oftalmologistas

Em 10 de julho comemora-se o Dia Mundial da Saúde Ocular e a CooperVision, fabricaaaante global na fabricação de lentes de contato, aproveita a data para ressaltar a importância dos cuidados com a saúde ocular infantil. A empresa tem promovido campanhas de conscientização para informar famílias ao redor do mundo que levar as crianças para consultas regulares com um oftalmologista é tão necessário quanto fazer o pré-natal e o acompanhamento com um pediatra. Muitas doenças e erros refrativos podem ter tratamentos mais eficazes se forem identificados precocemente, reduzindo o risco de complicações da visão no decorrer da vida. 

A pesquisa "Um olhar para o glaucoma no Brasil", realizada pelo Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (IBOPE) em 2020, revelou que um a cada cinco jovens nunca foi ao oftalmologista. "Temos trabalhado em busca de contribuir para que se crie uma cultura de prevenção em nosso País, quando o assunto é saúde ocular infantil. Não podemos nos esquecer que um dos impactos da pandemia foi o aumento do número de casos de miopia entre as crianças, que passaram a ficar mais tempo em frente às telas dos dispositivos digitais na fase de isolamento", ressalta Gerson Cespi, diretor-geral da CooperVision no Brasil. 

Uma pesquisa realizada pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), no ano passado, indicou um aumento do número de pacientes com idades entre 0 e 19 anos diagnosticados com miopia. "A miopia é caracterizada pela dificuldade em enxergar de longe. Quando atinge um grau considerado elevado – acima de -5,00, ela pode levar a outras complicações mais sérias como descolamento de retina, catarata e glaucoma, que podem até levar à perda da visão. Muitas vezes a própria criança não consegue identificar que está com problemas de visão, por isso, é fundamental priorizar consultas regulares durante a primeira infância", explica o diretor.

Além de levarem os filhos em consultas regulares, é indicado que os pais controlem o tempo de exposição aos dispositivos digitais (celular, tablet, televisão etc.). Outras dicas são não deixar que a criança fique com o rosto próximo às telas desses aparelhos, incentivar a prática de atividades ao ar livre e estar atento a sinais como dores de cabeça frequentes, se a criança costuma esfregar os olhos ou se está apresentando dificuldade na escola. 

Recentemente, a CooperVision criou o programa Brilliant Futures, que visa controlar a miopia entre crianças e adolescentes. A empresa lançou um tratamento pioneiro desenvolvido especificamente por meio das lentes de contato MiSight 1 day. O diferencial é que além de corrigir a visão, as lentes podem reduzir em média 59% a progressão da miopia. "Essa é uma inovação que não impacta apenas na melhoria da saúde, mas também tem reflexos positivos em questões sociais e psicológicas na vida das crianças. Contudo, quanto mais cedo for iniciado o tratamento, maiores são as chances de sucesso", conta Cespi. 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: assessoria de comunicação da CooperVision