29 de Mar de 2024

Você já teve sonhos supercoloridos, que mais se parecem com uma viagem alucinante, como as aventuras de Alice no País das Maravilhas? E sonhos nostálgicos — ou pesadelos — em preto e branco (P&B)? Tudo isso é possível e depende da situação e das condições que experimentamos enquanto dormimos. Agora, a realidade pode ser um pouco diferente para pessoas que vivem com daltonismo ou com alguma deficiência para enxergar cores. O número de cores com que uma pessoa daltônica pode sonhar varia muito de quando a condição se estabeleceu. De acordo com o livro Dalton Publishing: Causes and Effects, as pessoas que se tornam daltônicas após o nascimento podem "ver" uma gama maior de cores em seus sonhos do que aqueles que já nasceram com a condição. Isso porque é impossível sonhar com cores nunca vistas e experimentadas pelo cérebro antes.

b_300_0_16777215_00_https___t.ctcdn.com.br_EnyD2XqZLpoo6UtSg8rIeZhMhP8=_1024x0_smart_i511161.jpeg

Pessoas daltônicas sonham apenas com aquelas cores que podem enxergar (Imagem: Reprodução/Ollyi/Envato Elements)

Daltônicos podem sonhar em preto e branco?

Por exemplo, as pessoas que nasceram com o daltonismo total (acromatopsia) — condição na qual só é possível perceber escalas de cinza, preto e branco no lugar das cores —  não "sabem" como são as cores e, dessa forma, a mente não tem memória para fabricar sonhos coloridos. Vale lembrar que este quadro é extremamente raro e afeta cerca de 30 mil pessoas em todo o mundo, de acordo com estimativa da National Library of Medicine (NLM). Agora, a pessoa com deficiência vermelho-verde — considerada o tipo mais comum de daltonismo — pode ter uma experiência própria no mundo dos sonhos. Aqui, é importante destacar que existem dois tipos dessa condição, sendo que uma é a dificuldade de perceber o verde (deuteranopia) e a outra é a dificuldade para perceber o vermelho (protanopia).

Caso uma pessoa com protanopia sonhe com a bandeira dos Estados Unidos, ela enxergará a bandeira com listras verde-musgo ou em um tom similar no lugar do vermelho. Só que, para o indivíduo, isso não será nada de extraordinário, já que é a mesma experiência que ele vivencia ao ver a bandeira no mundo real.

 

 

 

 

 

Fonte: Portal CanalTech