28 de Mar de 2024
Pessoas que fumam têm uma possibilidade quatro vezes maior de se tornarem cegos devido à ocorrência da chamada degeneração macular, relacionada com a idade, se comparados com pessoas que nunca fumaram.

A degeneração macular relacionada à idade é uma condição grave e progressiva que resulta na perda da visão central. A causa da cegueira está relacionada com a impossibilidade do uso da parte da retina que permite atividades tais como a leitura, costura, e até mesmo dirigir um automóvel. Apesar de que todos os outros fatores de risco não são totalmente compreendidos, as pesquisas apontam para o envolvimento do hábito de fumar como uma causa importante para o surgimento do problema.

Um artigo publicado esta semana na revista British Medical Journal avaliou 12.470 pacientes em relação ao surgimento da degeneração macular ligada ao hábito de fumar. Do ponto de vista biológico o que possivelmente ocorre é que a retina sofre um dano oxidativo causado pelo tabagismo. Essa lesão é criada por moléculas instáveis, os chamados radicais livres. A lesão que surge é muito grande para que medicamentos tais como os antioxidantes sejam capazes de preveni-la.