28 de Mar de 2024
De acordo com pesquisa realizada pelo U.S. Eye Injury Registry (Estados Unidos) muitas lesões oculares podem ocorrer dentro de casa. Porém, a maior parte desses acidentes podem ser prevenidos se você usar o bom senso e adotar algumas medidas de proteção.

Cortando a grama: pedras, pequenos ramos e galhos podem se tornar armas perigosas quando disparam das lâminas do cortador de grama. Por isso, não se esqueça de usar óculos protetores.

• Compre brinquedos seguros para seus filhos, evitando objetos ponteagudos ou perigosos, como estilingues, paintball, dardos e outros

• Nunca use fogos de artifício. Até mesmo suas faíscas queimam o suficiente para derreter ouro. Fogos de artifício só devem ser usados por profissionais qualificados e em grandes exibições.

• Mantenha um par de óculos de proteção ao manipular baterias de carros ou praticar esportes "radicais", como por exemplo o bungee jump.

• Tenha cuidado ao manipular compostos químicos domésticos. Muitos são extremamente arriscados e podem queimar seus olhos. Use sempre óculos, leia com atenção as instruções de uso do produto, trabalhe em áreas com boa ventilação e certifique-se de que o spray está apontado para longe de você. - Vista-se adequadamente e use proteção ocular quando praticar alguns esportes, como o tênis ou paintboll. - Use óculos de sol com proteção anti-raios UV-A e UV-B quando se expuser ao sol durante longos períodos.

Contudo, se você sofrer algum acidente ocular, tome as seguintes providências:

• Areia ou pequenas pedras: lave bem o olho afetado com água corrente. Não esfregue o olho. Se a sensação persistir, faça uma leve bandagem no olho e procure o oftalmologista

• Cortes ou perfurações: não tente lavar o olho ou remover um objeto preso do olho. Procure imediatamente um oftalmologista.

• Queimaduras químicas: lave imediatamente com água corrente e procure imediatamente o oftalmologista.