18 de Abr de 2021

A telemedicina chegou para unir médicos e pacientes a partir do uso da tecnologia. Apesar de já ser regulada há alguns anos, sua prática aumentou nos últimos meses. Com o aumento na procura por informações sobre o tema, vamos apresentar abaixo algumas de suas vantagens e desvantagens.

O que é

Como citado anteriormente, é a partir do uso de dispositivos eletrônicos que ocorre a consulta médica. Ela precisa seguir os mesmos padrões de uma consulta presencial – havendo um registro formal em um prontuário clínico que aponte data, hora, tipo de tecnologia utilizada e o número do conselho regional do médico.

No Brasil

Essa prática é regulada no Brasil desde 2002 – e teve crescimento nos últimos meses, claro. Mas é importante relembrar que há muito tempo algumas universidades e hospitais vêm buscando recursos de inteligência artificial para melhorar e expandir os atendimentos.

Vantagens x Desvantagens

Algumas das vantagens da telemedicina são:

  • Ampliar o contato entre médicos e pacientes em todo o país;
  • Acesso a especialistas e profissionais de referência;
  • Facilidade para trocar informações entre os serviços de saúde;
  • Diminuição do deslocamento de pacientes aos hospitais.

Porém, a principal desvantagem é que a consulta presencial é fundamental para a prescrição de tratamentos – exceto em casos de emergência.

De qualquer maneira, a telemedicina é uma forma de proporcionar o encontro entre médicos e pacientes para tirar dúvidas básicas ou receber aconselhamentos importantes.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: Hospital de Olhos São Paulo