26 de Jan de 2021

Segundo o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), a catarata – doença caracterizada pela opacificação do cristalino, que torna a percepção das cores menos vivas e a visão embaçada – é a principal causa de cegueira reversível no mundo. Curável e tratada com intervenção cirúrgica, a catarata causa desde pequenas distorções visuais até cegueira e pode ser: congênita (de nascença), secundária (resultante de fatores variados) ou senil (consequência de alterações bioquímicas relacionadas à idade).

Geralmente, a doença tende a se manifestar em ambos os sexos, por volta dos 65 anos de idade, na forma senil. Porém pouca gente sabe, mas alguns medicamentos podem antecipar o seu aparecimento, isso porque algumas substâncias presentes nesses remédios podem causar reações tóxicas ou metabólicas no organismo, desencadeando, desta forma, a doença precocemente.

remedios_catarata

Importante:

Caso você apresente alguma doença crônica, como depressão e hipertensão arterial, que exige o uso contínuo de determinados remédios, não tenha receio de tomá-los – caso sejam prescritos pelo seu médico –, e simultaneamente ao tratamento busque também realizar um acompanhamento oftalmológico para monitorar os efeitos deles na sua visão.

E lembre-se: a escolha do medicamento exige sempre a orientação médica, não realize a automedicação.

 

 

 

 

Fonte: Revista Veja Bem