28 de Mar de 2024

Indicada para crianças e adolescentes com até seis graus de miopia, também pode ser usada por adultos que não podem fazer cirurgia refrativa, ou queiram se livrar dos óculos de leitura pela técnica da monovisão

Guilherme Pauleto (15) ficou míope no começo da adolescência. Para alegria dele se livrou dos óculos há quatro meses quando começou a usar uma lente de contato que tem um nome estranho – ortoceratológica.  “Foi o melhor acontecimento da minha vida. Usar óculos estava me irritando”, conta. “Agora coloco a lente a noite antes de ir dormir e tiro de manhã sem miopia, enxergando tudo”, afirma sorrindo. “E tem mais. Todo ano eu trocava de óculos porque o grau aumentava. Este ano o grau continua o mesmo”, comemora.

De acordo com o oftalmologista Dr. Leôncio Queiroz Neto o segredo da lente é a remodelagem da córnea que tem uma camada externa bastante elástica. No míope, explica, a córnea é mais curva. Esta lente é rígida gás-permeável (RGP). Faz uma pressão positiva na porção central e negativa na periférica. Resultado: pela manhã, quando é retirada, a córnea está mais plana e a miopia desaparece temporariamente. Por isso, deve ser usada toda noite para oferecer mais liberdade na prática de esportes, melhorar o rendimento escolar e a produtividade entre adultos.

Evolução

Queiroz Neto afirma que a terapia teve uma grande evolução desde que surgiu. O modelo usado por Guilherme só chegou ao Brasil no final do ano passado. O especialista diz que a principal diferença em relação às gerações anteriores é a maior transmissão de oxigênio à córnea que torna o uso mais confortável. Guilherme conta que só teve algum desconforto no início, mas agora nem sente a lente no olho.

“Isso é bastante importante porque este ano a miopia atinge no Brasil a prevalência de 27,7% segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). O maior desafio é conter sua progressão que pode levar à doenças oculares graves. Um estudo realizado no Japão com 80 crianças míopes mostra que o tratamento com colírio de Atropina a 0,01 associado ao uso de lente ortoceratológica diminuiu em 38% a progressão dos graus baixos e moderados de miopia.  

Adaptação

O oftalmologista afirma que a adaptação da lente noturna é feita após exame oftalmológico completo e topografia da córnea que determina como deve ser a lente para corrigir a miopia. Conforme a córnea altera seu formato, explica, são feitas alterações na lente para obter  melhor correção visual. É, portanto, um tratamento que requer acompanhamento médico.

Prevenindo complicações

Queiroz Neto afirma que as complicações do tratamento com lente ortoceratológica são idênticas às das lentes de contato comuns. Significa que quem se submete ao tratamento deve sempre lavar as mãos com água e sabão antes de manusear as lentes, a limpeza e o enxague do estojo e lentes só podem ser feitos com solução higienizadora, o uso de soro fisiológico ou água para higienizar a lente e o estojo deve ser evitado, o rosto só deve ser lavado após retirar as lentes, a substituição do estojo é recomendada a cada quatro meses, ambiente limpo e seco é o local ideal para guardar o estojo, antes de colocar a lente é necessário instilar uma gota de colírio lubrificante,  a qualquer desconforto é recomendado  interromper o uso e consultar um oftalmologista.

Como identificar a miopia em crianças

O oftalmologista explica que no olho míope as imagens se formam na frente da retina deixando as imagens distantes desfocadas. A causa pode ser genética ou ambiental. A maior causa ambiental é o excesso de esforço visual no celular ou computador que provoca miopia acomodativa. Significa que os olhos perdem a capacidade de focalizar à distância conforme ficou demostrado em um estudo realizado por Queiroz Neto com 360 crianças de seis a nove anos de idade. O médico ensina que os principais sinais da miopia infantil são queda no rendimento escolar, apertar os olhos para enxergar à distância, aproximar o rosto da TV, celular, livro ou caderno, evita participar de atividades esportivas coletivas. Qualquer um destes sinais indica necessidade de consultar um oftalmologista. A dificuldade de enxergar interfere no desenvolvimento cognitivo da criança e quanto antes a miopia aparece maior é a chance de alta miopia que pode causar glaucoma e doenças na retina, importantes causas de perda irreparável da visão.

 

 

 

 

Fonte: assessoria de comunicação do Instituto Penido Burnier