28 de Mar de 2024

Com o aumento na expectativa de vida da população, problemas relacionados a visão se tornaram mais frequentes

À medida que envelhecemos, o corpo passa a necessitar de mais cuidados e atenção. Alguns órgãos podem ficar mais suscetíveis ao surgimento de algumas debilidades e isso ocorre, também, com os olhos. Com o aumento na expectativa de vida da população, problemas relacionados a visão se tornaram mais frequentes e comuns. Entre eles estão:

  • Catarata;
  • Glaucoma;
  • Dermatocalase;
  • Presbiopia.

Conheça um pouco mais sobre cada uma delas:

Catarata

Hoje, a cirurgia para catarata é o procedimento de maior demanda do Sistema Único de Saúde (SUS). O Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) estima, com base em dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que entre 2010 e 2019 tenha triplicado o número de cegos no Brasil, saltando para mais de 1,5 milhão. A doença está relacionada a opacificação do cristalino, a lente natural que está dentro dos olhos. Ao nascer, essa lente é transparente. À medida que o olho envelhece, o cristalino vai perdendo a sua transparência, vai ficando cada vez mais opaco, e a visão fica embaçada. O início da catarata é muito sutil, com a perda da real percepção das cores, por exemplo. Mas, o avanço da doença faz com que as pessoas percam a visão. No estágio mais avançado, o cristalino fica totalmente opaco causando a cegueira. O tratamento é feito com cirurgia a laser, onde há substituição do cristalino opaco por uma lente intraocular.

Glaucoma

O glaucoma é uma doença que ocorre após a elevação da pressão intraocular. Esse aumento da pressão pode provocar lesões no nervo óptico e levar à perda da visão periférica, e até mesmo a perda total da visão se não houver acompanhamento e tratamento adequado. Apesar de causar cegueira irreversível, 41% das pessoas não sabem o que é glaucoma. Os dados são do trabalho inédito divulgado pela Sociedade Brasileira de Glaucoma (SBG) e pela Upjohn, divisão da farmacêutica Pfizer. Apesar de muito perigoso, o glaucoma pode ser facilmente detectado e tratado. Para isso, basta fazer exames anuais em um médico oftalmologista. “O tratamento consiste em aplicação de laser, colírios, ou cirurgia. Cada caso recebe uma avaliação”, conta o médico oftalmologista Dr. Guilherme Marques Rocha.

Dermatocalase

É uma dobra excessiva dos tecidos da lamela anterior da pálpebra superior ou inferior. O dermatocalase surge a partir dos 35 anos, ou ainda mais cedo em pessoas com predisposição genética, alimentação inadequada, exposição excessiva ao sol e ao uso do álcool e do fumo. O tratamento acontece por meio da blefaroplastia, cirurgia plástica que repara e retira o excesso de pele ou bolsas de gorduras ao redor dos olhos, mais precisamente na pálpebra superior/inferior. É indicada tanto para homens, quanto mulheres.

Presbiopia

Também chamada de vista cansada, a presbiopia é um problema de visão que faz parte do envelhecimento natural dos olhos. Ou seja, um processo comum que acomete as pessoas normalmente a partir dos 40 anos. O tratamento para a presbiopia pode devolver a qualidade de vida, já que a visão é fundamental para inúmeras situações do dia a dia e é importante enxergar bem para uma vida social normal. Quando a visão de perto fica ruim, a pessoa passa a ter problemas como sonolência, perda de prazer em fazer trabalhos manuais e até a comida perde um pouco do seu brilho. Após consultar o oftalmologista, a presbiopia pode ser tratada com uso de óculos, lentes de contato e, até, cirurgia.

Cuidados com os olhos e prevenção

O Dr. Guilherme explica que as consultas dos idosos com o oftalmologista devem acontecer semestralmente. “Só o especialista pode avaliar, inclusive, o número de consultas necessárias. Elas podem ser anuais, ou até mensais, de acordo com a indicação médica”, aponta. Para ele existem formas de prevenir, ou postergar as doenças citadas. “Sugiro o uso de óculos de sol, chapéus e proteção contra a radiação UV, além de uma alimentação balanceada rica em vegetais de cor amarela ou alaranjada que contenham beta caroteno”, finaliza o médico.

Fonte: Portal G1