26 de Abr de 2024

Saiba o que é avaliado na hora de fazer o exame de vista do DETRAN

Sua vista está habilitada para tirar a carteira de motorista?

Muitas pessoas não sabem o que é avaliado no exame de vista para a habilitação de dirigir veículos. Hoje, o teste de visão do Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN) faz parte da avaliação de aptidão física feita pelo médico especialista em Medicina de Tráfego. Realizado por um perito examinador em clínicas conveniadas, o teste é fundamental para manter a segurança no trânsito. Isso porque a dificuldade para enxergar triplica a probabilidade de ocorrer acidentes, tendo em vista que 85% da interação das pessoas com o meio ambiente depende da visão.

Segundo especialistas em medicina do trânsito, o uso de óculos desatualizados é um dos fatores que contribuem para o crescimento de acidentes. Isso porque a maioria das pessoas só faz exames oftalmológicos quando precisa renovar a carteira de motorista. Por isso, problemas de visão é uma das causas de reprovação durante a aquisição da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Para evitar surpresas indesejáveis durante a obtenção ou renovação da CNH, é imprescindível realizar regularmente o exame oftalmológico, e avaliar a qualidade e quantidade de visão do paciente. “Uma boa visão inclui enxergar com nitidez, um bom campo visual e diferenciar bem as cores”, afirma o médico Dr. Rodrigo Massaroli da Silva.

Conheça as principais exigências na hora de tirar ou renovar a carteira — Foto: Freepik

Conheça as principais exigências na hora de tirar ou renovar a carteira

Mas, você sabe como é feito o teste? Segundo o Dr. Jeferson Druszcz, o teste do DETRAN, seja para tirar a primeira carteira de motorista ou para fazer a renovação, é feito por meio da tabela de Snellen. “É uma tabela, desenvolvida em 1862 por um holandês chamado Snellen, que leva em consideração uma distância de 20 pés ou 6 metros entre o paciente e o objeto que ele terá que visualizar”, conta o Dr. Druszcz. Esse teste também aponta se há indícios de miopia, hipermetropia e astigmatismo, por meio de uma escala de letras.

Os critérios para a emissão da CNH serão analisados durante o teste visual de acordo com a categoria da carteira de motorista. Conheça:

  • Acuidade/medida visual (AV) para longe através da tabela de Snellen;
  • Visão Central: capacidade de ler letras, símbolos ou números a certa distância. Pode ser sem, ou com correção (óculos ou lente de contato – neste último, avisar o médico perito);
  • O campo visual: avaliar visão periférica, ou seja, a percepção de objetos/veículos ao seu redor e a emissão de luzes laterais;
  • O limiar de visão noturna e reação ao ofuscamento – A pessoa deve enxergar bem com pouca luminosidade e ter uma boa recuperação após incidência de luz forte;
  • A visão cromática (de cores) – capacidade de reconhecer luzes semafóricas em posição padronizada, prevista no CTB.

Para avaliar a capacidade de visão, os grupos (A/B e C/D/E) seguem critérios distintos. E o rigor é maior nas categorias C/D/E. De acordo com a resolução do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) 425/2012 são eles:

Cat. A/B – carros e motos:

  • Visão central igual ou superior a 20/40 (equivalente a 50%) em cada um dos olhos ou igual ou superior a 20/30 (66%) no melhor olho.
  • Visão periférica de campo visual horizontal igual ou superior a 60 graus, 120 em cada um dos olhos ou igual ou superior a 120 graus em um olho.

Cat. C/D/E – transporte de cargas e transporte de passageiros:

  • Visão central igual ou superior a 20/30 (66%) em cada um dos olhos ou igual ou superior a 20/30 (66%) em um olho e igual ou superior a 20/40 (50%) no outro.
  • Visão binocular (os dois olhos abertos) mínima de 20/25 (80%);
  • Visão periférica igual ou superior a 120 graus em cada um dos olhos.

Os portadores de daltonismo ou discromatopsia (confusão na distinção de cores) poderão ser considerados aptos no exame oftalmológico. “É importante destacar que o DETRAN não efetua uma avaliação completa da visão. Por isso, o recomendado é manter seus exames oftalmológicos atualizados com o médico oftalmologista”, afirma o Dr. Rodrigo. Ele sugere, ainda que, em caso de renovação da carteira de habilitação, o paciente faça uma avaliação dois meses antes do teste. “Dessa forma, ele atualiza a receita dos óculos e lentes de contato, pode receber o diagnóstico e tratar possíveis problemas que coloquem em risco a visão”, finaliza o médico.

 

 

 

 

Fonte: Portal G1