28 de Mar de 2024

Saiba como escolher um bom profissional e evite contratempos

Uma pesquisa da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica aponta que o Brasil é o país de grande procura pela aplicação da toxina botulínica. Só em 2017 foram feitas quase 400 mil aplicações de toxina no país. Nos Estados Unidos, o número de aplicações ultrapassou a marca de 1 milhão. Cada vez mais procurado como uma alternativa para correções na região dos olhos, o Botox® é amplamente aplicado para diminuição de rugas e se tornou uma alternativa para tratar algumas doenças oftalmológicas, atuando de forma invasiva, porém não cirúrgica.

A toxina botulínica é um bloqueador neuromuscular, que age bloqueando a transmissão de estímulos dos neurônios para os músculos. Assim o músculo não recebe a informação do sistema nervoso e não realiza a contração motora. Esse bloqueio pode ser realizado de forma total ou parcial, dependendo do objetivo do tratamento de cada paciente. Ainda, podemos fazer uso em outras patologias oftalmológicas, como no tratamento de blefaroespasmos, que são contrações involuntárias na musculatura palpebral e em alguns tipos de estrabismo.

Dessa forma existe uma grande vantagem da aplicação de Botox® ser feita por um oftalmologista pois “O oftalmologista conhece muito bem toda a região periocular e sua anatomia, o que diminui muito a chance de complicações”, conta a médica oftalmologista Dra. Eliandra Machado da Silva. Ela reforça, ainda, que o especialista se preocupa além do resultado estético. “Nós olhamos para o resultado funcional, visando sempre a preservação das funções oculares”, completa Eliandra.

É importante lembrar que o que parece um procedimento tranquilo e quase sem complicações, traz diversos riscos para a saúde dos olhos. Entre eles, podemos citar a ptose palpebral (queda da pálpebras superior), a dificuldade de oclusão das pálpebras (lagoftalmo) após o procedimento e a diplopia (visão dupla).

Cuidados com o Botox® na região dos olhos

Na hora de escolher o local e o profissional que irá realizar a aplicação da toxina botulínica, é fundamental lembrar que, mais do que um procedimento estético, se trata da nossa saúde. Por isso, a recomendação é:

  • Saber a formação do médico;
  • Conhecer a clínica onde será feito o procedimento;
  • Atenção a todos os cuidados de higiene e esterilização do material usado;
  • Ter conhecimento da qualidade do produto que será aplicado pelo médico.

No que diz respeito à melhor idade para iniciar as aplicações, a Dra. Eliandra explica que isso depende muito das expressões faciais repetitivas e padrões musculares do paciente. “Normalmente iniciamos o uso por volta dos 25 anos, para tratar a partir dos primeiros sinais aparentes”, completa a médica.

Lembre-se: a aplicação correta realizada por um médico competente irá resultar em rejuvenescimento, diminuição e até eliminação das rugas dinâmicas e funcionais.

Opções para quem busca estética na região dos olhos

Outra solução estética bastante eficaz é a colocação de lentes de contato para tratamento da presbiopia, também conhecida como vista cansada. Muitas pessoas não usam óculos por não se sentirem bem com eles. E isso pode piorar a doença. “Ficar independente dos óculos também é uma questão estética. A indicação de lentes de contato, ou a cirurgia de retirada dos óculos, assim como o Botox®, o preenchimento com ácido hialurônico, ou as plásticas de pálpebra, fazem as pessoas melhorarem a autoestima”, afirma o médico Dr. Hamilton Moreira. Ele explica como funcionam:

  • Cirurgia: é um procedimento rápido e preciso, com anestesia local e duração de apenas alguns minutos. A recuperação é praticamente imediata e o paciente, já no dia seguinte, pode retornar a todas as atividades normais;
  • Lentes de contato: essa correção geralmente é feita com lentes de contato gelatinosas, normalmente descartáveis, de fácil manuseio, além de serem confortáveis. São utilizadas durante o dia e retiradas na hora de dormir.

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: Portal G1