Os poderosos ponteiros laser de mão, vendidos pela internet, podem causar graves lesões nos olhos, segundo alertaram diversos médicos numa carta à publicação The New England Journal of Medicine.
Num caso recente, segundo eles, um garoto de 15 anos, que comprou um ponteiro laser com luz verde por diversão – para estourar balões à distância e fazer buracos nos tênis de sua irmã –, sofreu lesões permanentes após brincar com o aparelho em frente a um espelho.
O feixe de luz atingiu os olhos do garoto diversas vezes, e a visão de seu olho esquerdo ficou tão embaçada que ele não conseguia contar dedos a mais de um metro de distância. Um exame descobriu uma hemorragia sob sua retina direita e lesões em uma parte responsável pela visão em foco do olho esquerdo. Embora sua visão tenha melhorado significativamente com o tempo, ele ainda tem uma deficiência visual persistente, disseram os médicos.
Um dos autores da carta, o Dr. Martin K. Schmid, médico do Hospital Lucerne Cantonal, na Suíça, afirmou que os ponteiros laser vendidos ao público costumavam ter uma emissão máxima de energia de 5 miliwatts (cinco milésimos de um watt) e eram consideram relativamente seguros, mas aquele que feriu o menino tinha uma emissão de 150 miliwatts.
Schmid disse que os consumidores podem se proteger comprando somente produtos legalizados, que são rotulados por classe (o mais seguro é o da classe 1, com limite de 1 miliwatt). Lasers que conseguem estourar balões, acender fósforos ou fazer buracos no papel são perigosos para os olhos, afirmou ele, acrescentando que até mesmo os lasers mais seguros nunca devem ser apontados aos olhos de ninguém.
Fonte: Uol