18 de Abr de 2024

Relatos mostram a importância da prevenção e dos procedimentos atualizados para melhorar esse sentido essencial às pessoas

Um sentido essencial para a maioria dos seres vivos, a visão é algo complexo, e fundamental para recebermos as informações à nossa volta. Segundo estudos, as células com maior metabolismo do nosso organismo estão no sistema ocular. Portanto, os olhos, esta estrutura incrível, merecem mais atenção e cuidados. Para isso, procedimentos como a cirurgia de catarata garantem a mudança na vida dos pacientes, que podem deixar de usar óculos em alguns casos e ter uma visão normal de forma rápida, até mesmo com idade avançada.

Um relatório da Organização Mundial de Saúde (OMS), sobre visão, feito em outubro de 2019, aponta que mais de um bilhão de pessoas em todo o mundo estão vivendo com deficiência visual. O relatório, lançado às vésperas do Dia Mundial da Visão, celebrado em 10 de outubro, constatou que o envelhecimento da população, a mudança de estilo de vida e poucos cuidados oftalmológicos, estão entre os principais fatores do crescente número de pessoas que vivem com deficiência visual.

Ainda, segundo a OMS, globalmente, pelo menos 2,2 bilhões de pessoas têm uma deficiência visual ou cegueira, das quais pelo menos 1 bilhão delas têm um problema que poderia ter sido diagnosticado ou que ainda não foi tratado.

Tendência é aumentar número de pessoas com problemas oculares

Lembra o oftalmologista, Dr. Rafael Giordani, que os problemas aumentam com a idade, com maior tempo gasto em ambientes fechados e utilização da visão de perto, em pessoas com doenças como diabetes, ou ainda, pela detecção tardia, quando não são feitos os exames de rotina recomendados.

“Muitos casos podem ser evitados ou resolvidos de forma simples, se houver mais atenção à importância da saúde da visão”, diz o especialista.

“Assim, é necessário que as pessoas prestem mais atenção a esses cuidados de prevenção, detecção precoce, tratamento e reabilitação, procurando um profissional da sua confiança regularmente”, aconselha.

“Tudo mudou para melhor após a cirurgia”

Dr. Rafael Giordani recebe muitos casos em seu consultório, de pessoas que têm sua vida modificada ao fazer procedimentos considerados rápidos. Um exemplo é o paciente L.F., 62 anos, que conta como sua vida mudou.

“Quero esclarecer que após a cirurgia de catarata que fiz com o Dr. Rafael Giordani, a minha vida tornou-se outra. Um profissional supercompetente, a quem vou agradecer por toda a vida! ”, diz.

O paciente segue seu relato: “Usei óculos por mais de 30 anos, e após a cirurgia, aposentei os óculos, leio normalmente letras miúdas, dirijo melhor, enfim, tudo mudou para melhor”, declara. “Tenho o maior respeito e admiração pelo Dr. Rafael e agradeço a Deus por tê-lo colocado em meu caminho”, diz o paciente.

Outro caso ocorreu com a paciente Vera L., 60. “A cirurgia foi um sucesso, Dr. Rafael é muito atencioso e um excelente profissional! Minha vida melhorou muito. Antes, eu tinha muitas dificuldades na hora de ir no mercado, assistir televisão e outras coisas da rotina. Agora, não preciso de óculos, minha visão é excelente! ”, relata. “Recomendo a todos esse procedimento”, finaliza.

 A cirurgia Premium

Dr. Giordani esclarece que a cirurgia convencional de catarata não elimina a necessidade de óculos; apenas a cirurgia Premium, com utilização de técnica, instrumentos e insumos diferenciados, é capaz de oferecer visão nítida, sem necessidade de óculos após a cirurgia de catarata, sendo que cada paciente apresenta diferentes possibilidades.

Fonte: Portal NDMais