25 de Set de 2020

b_300_0_16777215_00_https___cidadeverde.com_assets_uploads_noticias_1185040f8d1847418bd0d3b94c60dbcf.jpg

Manter uma dieta saudável faz bem também para os olhos. Isso porque existem alguns alimentos que ajudam a melhorar a visão e a prevenir problemas de saúde oculares. Dessa forma, uma alimentação sem exageros é indispensável para o organismo.

Prevenção

Alguns alimentos ajudam a evitar o chamado “Olho Seco”. Outros podem até retardar o efeito do envelhecimento ocular que leva à Catarata. Alimentos ricos em vitamina A, por exemplo, contribuem bastante. Afinal, a carência dessa vitamina pode provocar cegueira noturna, além da sensibilidade à luz. Algumas frutas são ótimas fontes de vitamina A, coo o mamão e o melão. Mas a lista conta também com: acelga, salsa, cenoura, batata doce e couve, além de fígado, gema de ovo e leite.

Encontrada em óleos vegetais, nozes e em frutas secas, a vitamina E consegue proteger os olhos contra os efeitos da luminosidade em excesso causada pela exposição solar. Já a ausência da luteína provoca uma doença chamada Degeneração Macular. Esse problema está relacionado com a idade. Por isso, é muito importante manter na alimentação vegetais de cor escura. Em alguns casos, suplementos alimentares são necessários para suprir a ausência de alguns nutrientes no organismo. Para isso, porém, é necessário consultar um médico especializado. Após a realização dos exames necessários, o profissional indicará as ações certas para prevenir e combater as doenças.

 

 

 

 

Fonte: Estadão Conteúdo