18 de Abr de 2024

Lente

Em tempos da pandemia do novo coronavírus, a preocupação geral é minimizar os riscos e eliminar qualquer fonte possível de contaminação. Diante disso, tem surgido muitas dúvidas por parte dos usuários de lentes de contato ou daquelas pessoas que desejam adotar as lentes neste período, sobre os cuidados necessários para fazer o uso com segurança. O uso de lentes de contato pode ser realizado, desde que isso não faça com que o usuário sinta a necessidade de levar as mãos aos olhos frequentemente. Se for esse o caso, recomenda-se que o uso dos óculos seja priorizado nesse período, como ação preventiva para evitar a contaminação da mucosa dos olhos pelas mãos.

Para a correta limpeza das lentes de contato, independentemente se o modelo for rígido ou gelatinoso, é preciso ter uma solução de limpeza específica (soro fisiológico é ineficaz na higienização e água nunca deve ser utilizada) e um estojo para armazená-lo. Antes de tudo, lave suas mãos com água e sabão e seque-as bem. 

Para as lentes rígidas, friccione tanto a parte de cima quanto a de baixo com movimentos circulares por cerca de trinta segundos. Enxague-a com a solução e repita o processo na outra lente. Encha o estojo, já higienizado, com a solução de limpeza e guarde as lentes. Esse processo deve ser realizado todos os dias ao retirá-las e/ou antes de dormir.

A limpeza das lentes gelatinosas é semelhante à realizada nas rígidas. A diferença está no produto (que precisa ser específico para ela) e no processo de limpeza, que deve ser menos intenso, pois o material é fino e delicado. O ideal é que se friccione, com muito cuidado, por vinte segundos em ambos os lados.

 Fonte: ISO Olhos