22 de Out de 2020

Opty Cast traz assuntos que relacionam a saúde ocular a diversos aspectos do dia a dia, em uma iniciativa pioneira focada no público em geral

Marcelo Fedrizzi Demoliner

Se problemas oculares já atrapalham o dia a dia da população em geral, acompanhando atletas profissionais de alto rendimento se superando dentro de quadras, campos, piscinas e pistas, fica difícil imaginar que possam ter miopia, astigmatismo ou qualquer dificuldade para enxergar. Esse mês, o Opty Cast, podcast do Grupo Opty, vai desmistificar essa questão, em um programa dedicado a um procedimento que tem feito a diferença na vida de muitas pessoas: a cirurgia refrativa.

Liderado pelo diretor médico Dr. Jonathan Lake, o bate-papo tem dois convidados. Para sanar as principais dúvidas sobre o assunto, o especialista em córnea e catarata Dr. Jaime Guedes, mestre pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. O podcast também conta com um ilustre paciente do Dr. Jaime, o tenista Marcelo Fedrizzi Demoliner, representante brasileiro no circuito mundial da ATP, a Associação dos Tenistas Profissionais, e que disputa todos os principais torneios da modalidade, com destaque nos quatro Grand Slams. Hoje especialista em duplas, ele iniciou a carreira profissional em 2006, jogando simples. Gaúcho, tem 31 anos e é o quadragésimo oitavo no disputado ranking da ATP. Conquistou seu primeiro título ATP de duplas em 2018, no ATP 250 de Antália, na Turquia, e até agora acumulou três torneios do maior nível no tênis. Também em duplas, foi vice-campeão do ATP 500 de Viena e ganhou dos irmãos Bryans, que é considerada a maior dupla de todos os tempos. E, ao lado da espanhola Maria Martinez, alcançou duas semifinais de Grand Slam nas duplas mistas, a primeira em Wimbledon, em 2017, e também no Aberto da Austrália 2018.

Enquanto o atleta conta suas dificuldades nas quadras antes da operação, lidando com miopia, astigmatismo e também os olhos secos potencializados pelo uso de lentes de contato, recorda-se do pós-operatório e ainda como a cirurgia melhorou sua qualidade de vida, o oftalmologista fala sobre os tipos de cirurgia e principais informações sobre os procedimentos para correção de graus. O assunto ganha importância, quando se estima que cerca de 15 milhões de brasileiros têm alguma deficiência visual reversível em função de erros refrativos, como miopia, astigmatismo, hipermetropia e presbiopia, de acordo com o Conselho Brasileiro de Oftalmologia.

Como a melhor forma de prevenção e combate a doenças é a informação, Opty Cast traz, mensalmente, assuntos que relacionam a saúde ocular a diversos aspectos do dia a dia, em uma iniciativa pioneira focada no público em geral. Disponível nas plataformas Spotify, Anchor e também no site https://opty.com.br/podcast/.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: assessoria de comunicação do Grupo Opty