28 de Mar de 2024

Olho

No dia nacional do combate ao colesterol, comemorado neste sábado (08), o Instituto de Olhos do Recife (IOR) faz um alerta sobre a importância de controlar o colesterol no sangue, para evitar danos muitas vezes irreversíveis na visão. “O colesterol alto, especialmente o do tipo LDL, mais conhecido como ‘colesterol ruim’, traz consequências negativas para nossa saúde. No olho, o excesso dele pode agravar algumas doenças retinianas”, explica a oftalmologista, especialista em Retina e Vítreo Dra. Luciana Valença.

Além de piorar condições relacionadas a doenças como diabetes e hipertensão, que também comprometem a qualidade da visão, a hipercolosteromia pode formar placas de gordura na corrente sanguínea. Isso pode entupir os vasos e provocar obstrução da passagem do sangue para tecidos oculares e para a retina. “Essa condição pode gerar oclusões de veias ou artérias, causando perda visual muitas vezes severa”, alerta a médica.

Outras consequências de altos níveis de colesterol LDL podem se manifestar no aparecimento de manchas de cor amarelada nas pálpebras, chamadas de xantelasmas, bem como o arco senil, que consiste na descoloração branca ou cinzenta da córnea periférica. Também pode ocorrer a deposição de cristais de colesterol no vítreo, condição denominada de sínquise cintilante. “Esses podem ser indícios de que há excesso de colesterol sistêmico no sangue”, esclarece Dra. Luciana.

Prevenção

Consultas e exames de rotina com o oftalmologista podem identificar sinais de que o colesterol está elevado no organismo. “Há uma preocupação muito grande com a saúde cardiovascular, mas os pacientes não podem esquecer que os vasos sanguíneos estão no corpo todo. Por isso, exames como o mapeamento de retina, conhecido como exame do fundo do olho, são essenciais para detectar problemas de saúde ocular”, orienta a oftalmologista.

Medidas de controle são muito importantes para a saúde ocular. “Além de priorizar uma alimentação balanceada e a prática de exercícios físicos, deve-se fazer acompanhamento periódico com o oftalmologista, especialmente quem é diabético ou hipertenso”, indica a doutora Luciana.

Fonte: assessoria de comunicação do Instituto de Olhos do Recife