19 de Abr de 2024
As lentes de contato são uma excelente opção para quem precisa do uso constante de correção ótica. Além de proporcionar uma visão acurada e sem as aberrações comuns das lentes de óculos, principalmente em altos graus, as lentes de contato propiciam uma liberdade de movimentos que os usuários de óculos nem sempre podem experimentar, quer seja em práticas desportivas quer em eventos sociais ou ainda no trabalho.

Entretanto, é fundamental salientar que a adaptação de lentes de contato é um ato médico e o oftalmologista é o profissional indicado para tal procedimento, caso contrário as lentes de contato podem passar de melhores amigas a piores inimigas em um curto espaço de tempo. Somente uma boa avaliação oftalmológica credencia o paciente a ser usuário de lentes de contato. Patologias como alergia ocular ou olho seco podem piorar com o uso das lentes de contato sem o acompanhamento médico adequado. O uso de maquiagem deve ser bastante comedido em mulheres usuárias de lentes de contato.

Outro ponto de fundamental importância é a higiene, que deve ser bastante rigorosa. É muito comum vermos na prática do dia a dia pacientes que usam apenas soro fisiológico na conservação das lentes de contato. Esse procedimento, além de errado, é muito arriscado porque o soro fisiológico não possui ação desinfetante e tampouco possui conservantes, podendo contaminar as lentes de contato com o seu uso. Não raro vemos úlceras de córnea provocadas por agentes oportunistas que se alojam nas lentes de contato em decorrência da não desinfecção das lentes de contato com produtos adequados.

Outro mito que precisamos esclarecer é o de que as lentes de contato não interferem no aumento do grau do paciente, estando esse aumento relacionado à fase de crescimento e às características genéticas de cada indivíduo.