28 de Mar de 2024

Oftalmologista orienta como manter a saúde ocular durante o isolamento social

Apesar do cancelamento das festas juninas e do isolamento social, por conta do avanço da Covid-19, as recomendações para evitar acidentes com os olhos devem ser mantidas. A oftalmologista Dra. Adriana Valença, especialista em glaucoma, alerta que, nessa época de pandemia, todo cuidado é pouco, especialmente na hora de brincar com fogos de artifício e junto às fogueiras. “Mesmo as estrelinhas, bombinhas e os traques de massa podem causar lesões, porque são feitos com pólvora e as faíscas que podem atingir os olhos e causar lesões”, explica a médica.

O calor e a fumaça das fogueiras podem causar ardor, queimação, hiperemia (vermelhidão), lacrimejamento e prurido (coceira) nos olhos. “Se a pessoa tiver algum desses sintomas, deve procurar a emergência oftalmológica e dar início ao tratamento”, orienta a oftalmologista. Outra medida que vale em dobro, nesse período de pandemia, é evitar coçar os olhos. “Mesmo com sensação de arranhão ou corpo estranho, o paciente deve evitar coçá-los para diminuir o mal estar, porque isso pode contribuir para piorar o quadro ou contaminá-los com o novo coronavírus”, alerta a Dra. Adriana.

Em caso de acidentes, o paciente deve lavar bem os olhos com água corrente e procurar uma unidade hospitalar oftalmológica de emergência. “O socorro imediato é essencial, para controlar lesões ou traumas na visão, porque uma simples irritação pode evoluir para uma conjuntivite que é porta de entrada para a Covid-19”, aconselha a médica.

Controle

Apesar das restrições impostas pela pandemia, algumas doenças oftalmológicas precisam ser controladas, pois podem provocar piora importante na visão e até cegueira. “Essa é uma preocupação de todo oftalmologista, especialmente com casos de glaucomas avançados, doenças da retina, como retinopatia diabética, das membranas neovasculares exudativas, úlcera na córnea, entre outras”, comenta a doutora Adriana.

O controle, nesses casos, é essencial. “Por medo de contrair o novo coronavírus, os pacientes estão deixando de ser avaliados pelos seus oftalmologistas, o que é tão grave quanto à própria pandemia, porque pode agravar as doenças oculares e até levar o paciente para a cegueira irreversível”, alerta a médica.

Segundo a especialista em glaucoma, o paciente deve procurar seu oftalmologista por teleatendimento e, se necessário, ir pessoalmente na consulta. 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: assessoria de comunicação do Instituto de Olhos do Recife