19 de Mar de 2024

Estudos reforçam a importância de proteger os olhos no combate ao coronavírus. Campanha amplia doação de EPI ocular aos hospitais

coronavirus27

Levantamento da Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) revela que entre 5 de abril e 5 de maio o número de enfermeiros afastados do trabalho pelo novo coronavírus aumento 48 vezes. Saltou de 230 casos suspeitos e confirmados para 11 mil. O relatório também aponta que as mortes na categoria triplicaram no período. A variação foi de 30 para 94 casos. Segundo o Cofen a categoria já somava 12 mil afastamentos até o último domingo, 10 de maio. Mulheres são as mais afetadas. Totalizam 10 mil de todos estes casos. Elas também respondem por 60 das 98 mortes notificadas.

Campanha

A rápida progressão da Covid-19 na enfermagem fez o oftalmologista Dr. Leôncio Queiroz Neto, buscar mais recursos para a Campanha Solidariedade. A proposta da iniciativa criada pelo especialista é combater a Covid-19 entre profissionais da saúde mediante a distribuição de óculos de proteção aos hospitais e entidades de classe. "A falta de proteção ocular representa um risco à saúde pública", afirma o médico.

Isso porque, um estudo da Academia Americana de Oftalmologia (AAO ) alerta que os olhos e o nariz estão interligados pelo ducto lacrimal que pode levar o coronavírus a todo sistema respiratório. Como se não bastasse, outro recente estudo italiano divulgado pelo Instituto Spallanzani revela que o Sar-Cov-2 é ativo na lágrima de uma pessoa contaminada que apresente conjuntivite. Queiroz Neto ressalta que a conjuntivite não é comum na Covid-19, mas o resultado desses estudos explica porque a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda usar óculos de proteção durante o atendimento de casos suspeitos ou confirmados.

A boa notícia é que os patrocinadores da campanha, Fundação Abióptica, Essilor Brasil e Allprot aumentaram de 5 mil para 12 mil os óculos de proteção disponibilizados para a campanha. Isso permitiu ampliar a doação à enfermagem de 1,35 mil para 8,35 mil EPIs. Na última semana Queiroz Neto entregou mais 7 mil unidades na sede da Sinsaude Campinas à presidente em exercício, e ao presidente. Na mesma semana, foram doados 550 óculos de proteção ao Hospital das Clínicas da Unicamp, 300 ao Hospital da PUC-Campinas, 300 ao Hospital São Vicente de Jundiaí e 300 ao Hospital São Francisco de Bragança. 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: assessoria de comunicação do Instituto Penido Burnier