19 de Abr de 2024

Manter uma alimentação equilibrada e rica em nutrientes é fundamental para o bom funcionamento de todo organismo, incluindo o olho e a visão. Vitaminas, minerais, antioxidantes e ácidos graxos são muito importantes para o funcionamento adequado dos olhos. Dados publicados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelam que a maioria absoluta de nossa população tem níveis insuficientes de vitaminas D, A, C e E, assim como de cálcio e magnésio. O déficit é comum em todas as faixas etárias. Uma alimentação saudável auxilia na prevenção de doenças como a degeneração macular relacionada à idade (DMRI), catarata e síndrome do olho seco.

Relação das vitaminas com a visão

A vitamina A tem relação estreita com a visão. É bem provável que você já tenha ouvido que comer cenoura é bom para o olho. A cenoura, além dessa vitamina, conta com uma quantidade generosa de betacaroteno, tornando-a uma verdadeira aliada contra prevenção de doenças oculares. Outras vitaminas, como a vitamina C, encontrada em frutas cítricas, e a vitamina E, encontra em frutos como a amêndoa e o amendoim, e ainda na gema do ovo, tem grande papel antioxidante combatendo os radicais livres e o envelhecimento dos olhos.

A Luteína é um carotenoide importante na prevenção de doenças da visão. Não é produzido pelo nosso organismo, por isso, precisamos obtê-la através de ingestão de alimentos como couve, brócolis e espinafre. Já o ômega -3, devido sua concentração de ácido graxo, auxilia na lubrificação e na prevenção de síndrome do olho seco.

Além disso, segundo pesquisa realizada na Universidade de Melbourne, altas doses dessa gordura são encontradas na retina e precisam ser constantemente renovadas, porque o déficit dela pode favorecer o aparecimento de doenças como a DMRI. Pode ser encontrado em peixes como o salmão e o atum. Já, minerais como o zinco, presentes nas ostras e em algumas carnes, são importantes para que o nosso organismo absorva corretamente os nutrientes e vitaminas.

Conclusão

Assim, é importante ingerir alimentos frescos e de cores variadas. Quanto mais cores, maior a diversidade de vitaminas e minerais e mais benefícios para a saúde ocular. Já a formiga da vovó pode esquecer, é crendice, elas não fazem bem para os olhos.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: Portal Peb Med