28 de Mar de 2024

Paraná é um dos primeiros a utilizar essa solução inovadora. Dispositivo acoplado a um óculos fotografa os textos, escaneia e os transforma em áudio, o que permite o acesso a livros e publicações

A partir deste mês, cegos e pessoas com visão reduzida poderão utilizar a mais moderna tecnologia de visão artificial do mundo para acesso a livros e artigos na Biblioteca Pública do Paraná (BPP), em Curitiba. A instituição recebe quatro aparelhos OrCam MyEye – um dispositivo acoplado a um óculos que fotografa os textos, escaneia e os transforma em áudio. A entrega aconteceu nesta quinta-feira (6), numa parceria entre a Secretaria de Justiça, Família e Trabalho e Secretaria da Comunicação Social e da Cultura, que firmaram o termo conjunto de cessão de uso. O Paraná é um dos primeiros estados brasileiros a proporcionar esta solução inovadora, que permite a leitura e a identificação de pessoas pelos rostos, dentre outras funcionalidades.

Os aparelhos foram adquiridos pelo Departamento de Política da Pessoa com Deficiência e da Assessoria de Gestão Inteligente e Inovação, vinculado à Secretaria da Justiça, Família e Trabalho. A equipe da secretaria já realizou os testes e treinamentos com os funcionários da BBP. “O atendimento e a política para a pessoa com deficiência é uma prioridade em nossa gestão, e quando conhecemos essa tecnologia fizemos todos os esforços para adquirir alguns equipamentos e iniciar um projeto-piloto”, explica o secretário Ney Leprevost. “É uma política pública inovadora que oferecerá opções reais e eficientes para que as pessoas com deficiência visual possam usufruir de todo o acervo da Biblioteca Pública. Mas, mais do que isso, oferecerá uma oportunidade inédita na vida dessas pessoas. É emocionante ver a reação de uma pessoa cega ao poder folhear um livro e pela primeira vez saber o que está escrito nele”, completa.

Para o secretário da Comunicação Social e da Cultura, Hudson José, a oferta da tecnologia vai incrementar o atendimento e atrair mais pessoas para a Biblioteca. “É um estímulo para que pessoas com necessidades especiais possam acessar um vasto acervo literário”, destaca ele. O secretário ainda complementou que a aquisição destes equipamentos segue a diretriz do Governo do Estado, voltada à aplicação da tecnologia para facilitar e gerar inclusão de toda a população. "Oferecer acesso à cultura é parte deste processo de adaptação e inclusão do ser humano, e este programa é um passo fundamental para garantir a igualdade e romper barreiras", complementou.

“Mais que um leitor de textos, o OrCam MyEye possibilita autonomia ao usuário. A Biblioteca sempre visa a integração de seus usuários e, com esse dispositivo, contaremos com uma importante ferramenta para a inclusão”, comemora Ilana Lerner, diretora da Biblioteca Pública do Paraná. No total, cinco OrCam MyEye foram adquiridos por determinação do governador Carlos Massa Ratinho Junior, que conheceu a tecnologia no ano passado, durante exposição de inovações realizadas no Palácio Iguaçu.

Informar e estudar  A jornalista Gisele Zolnier (37) perdeu a visão ainda aos 11 anos de idade, por causa de um acidente doméstico. Desde então, precisou se adaptar à leitura em braille para se informar e estudar, por exemplo, além de audiobooks. Ela testou a tecnologia do OrCam MyEye durante o evento na BPP, e elogiou a possibilidade de ler uma variedade maior de conteúdos. "O método braille é muito útil para alfabetização e rotulagem, mas o óculos permite a leitura de coisas mais complicadas, como jornais, documentos ou dinheiro. É um equipamento de utilização simples, fácil para nos adaptarmos com a voz e com as funcionalidades", destacou Gisele.

Avançada – Já o presidente do Instituto Paranaense de Cegos (IPC), Ênio Rodrigues da Rosa, conheceu uma das primeiras versões do equipamento e destacou que a que chega à Biblioteca Pública é bem mais avançada. "Testamos esta nova versão no Instituto, e ela está muito mais versátil e simples de usar", afirmou Ênio. Ele ainda enfatizou o valor inclusivo deste tipo de iniciativa. "É um equipamento que amplia o acesso e a inclusão de pessoas cegas, com baixa visão ou outras que tenham dificuldade para leitura, e nós esperamos que o Governo do Estado possa ampliar este programa cada vez mais".

A representante comercial da empresa que produz os óculos, Tatiana Rigler, afirma que o equipamento é bastante completo. "Ele permite a leitura em português, inglês e espanhol, tem funcionalidade de identificação de produtos comuns do dia a dia, das pessoas pelo rótulo ou embalagem, faz a leitura de cédulas de dinheiro, documentos e até mesmo a identificação facial de pessoas", disse Tatiana.

Placas e ruas – Dentre outras funcionalidades, os óculos ainda possibilitam a leitura de placas com nome de ruas e identificação de cores. Segundo o secretário Ney Leprevost, cada unidade foi adquirida por aproximadamente US$ 5 mil. As cinco primeiras servirão para avaliar as possibilidades de ampliação da parceria. Quatro unidades estão sendo cedidas à BBP, que utilizará dois em suas instalações e repassará dois a bibliotecas do Interior do Estado, a serem selecionadas. A outra será destinada para uso em eventos da Secretaria da Justiça, como o Paraná Cidadão e a Feira da Cidadania.

Presenças – Participaram da solenidade a primeira-dama Luciana Saito Massa; o presidente da Invest Paraná, Eduardo Bekin; o chefe do Departamento de Política da Pessoa com Deficiência da Secretaria da Justiça, Família e Trabalho, Felipe Braga Cortes; o assessor de Gestão Inteligente e Inovação, André Telles; e o vereador de Curitiba, Professor Euler.

 

 

 

Fonte: Agência de Notícias do Paraná