20 de Abr de 2024
Cada mês um novo produto é lançado no mercado, sempre com a promessa de suavizar olheiras e marcas de expressão. Mas será que eles realmente funcionam?

Existem vários tipos de cremes usados para o tratamento de olheira, porém, depende muito do tipo de alteração que a paciente apresenta. Por esse motivo é sempre útil a avaliação de um especialista para o melhor tratamento. Os ativos usados para tratamento de olheira são: vitamina C, ácido hialurônico e vitamina K.

Os cremes usados para tratar de rugas são os que mais cumprem com o que prometem. Eles agem principalmente na produção de colágeno e na destruição dessa ruga. Já o uso da toxina botulínica tem a função de paralisar momentaneamente o músculo tratado e com isso provocar o desaparecimento temporário dessa ruga. E, além disso, quanto mais cedo a paciente iniciar o uso dessa toxina, menos ruga ela vai desencadear, tendo um efeito profilático.

Maquiagem  

A escolha da maquiagem depende muito do aspecto da pele da pessoa; o valor deste produto não interfere no local a ser aplicado. A escolha sempre vai depender das possibilidades e do gosto da paciente. Se a paciente testou um cosmético e não apresentou nenhum efeito indesejável, pode continuar com o uso. Atualmente, as empresas que fazem maquiagem apresentam aparelhagem e matéria-prima de boa qualidade, então os produtos que estão disponíveis no mercado podem ser utilizados sem problema.

A maquiagem hipoalergênica é mais indicada para pessoas que apresentam um quadro alérgico já diagnosticado. Nestes caso é essencial o uso de cosméticos hipoalergênicos. Para as demais, uma maquiagem de boa qualidade possui um efeito satisfatório.
 
Um dos cuidados mais indicados pelos médicos é quanto ao uso de máscara para cílios. As que tem a característica de ser à prova d’água podem facilitar a queda dos cílios, se o seu uso for regular. Porém, o uso diário de uma máscara e sua retirada com um bom demaquilante não prejudica.

Toda maquiagem deve ser retirada no final do dia ou antes de dormir; isso também vale para protetor solar. Toda maquiagem que fica muito tempo em contato com a pele facilita a produção de radicais livres e pode assim causar o envelhecimento precoce. A maquiagem não causa efeito de flacidez na pele. Porém, o uso regular de maquiagem pode gerar uma pele desidratada, por isso o uso de um creme que contenha algum ativo hidratante, como vitamina C tópica, ajuda muito a prevenir o envelhecimento e a flacidez da pele nessa região.

Higienização

A higiene deve ser feita diariamente na região dos olhos com um sabonete líquido e após isso utilizar um demaquilante para retirar todo o excesso de resíduos que ainda persiste na pele.


Fonte: Portal Idmed