23 de Abr de 2024

Tem teatro, música e debate neste sábado (7) na Vila de Ponta Negra

b_300_0_16777215_00_https___portalnoar.com.br_wp-content_uploads_2019_12_Olho-NU-Olho-convite-1.jpeg

Olho NU Olho, evento que tem como principal objetivo despertar a importância de tornar sensível o sentido da visão, acontece na Varanda Espaço e Movimento – VEM – neste sábado (7), às 16h na Vila de Ponta Negra, m Natal/RN. A programação inclui bate-papo, leilão de obras de arte, peça teatral, apresentações de mágica e de música.

A noite começa com o Papo da Varanda, um diálogo sobre o sentido da visão e sobre a diferença entre ver e enxergar. Um oftalmologista vai abordar a fisiologia da visão enquanto fotógrafos e artistas plásticos vão debater o uso da visão como foco de profissão. O bate-papo contará com a presença de deficientes visuais, que irão compartilhar como funciona o universo de pessoas que têm a ausência deste sentido. Na sequência acontece o Leilão Silencioso, que dispensa a presença de um leiloeiro a expor os lances em voz alta. Os lances serão feitos em uma lista das obras de arte colocadas à venda. O leilão tem como objetivo arrecadar fundos para um documentário de Davi Revoredo e Vânia Maria.

Seguindo será apresentada a peça teatral Retrovisor, do Grupo Varanda. A montagem é baseada na poesia de Vladimir Maiakovski, poeta, dramaturgo e ativista político russo. A obra representa o olhar no presente e vê o que passa e o que está por vir, para que se possa fazer escolhas e entender que a vida é um incessante movimento onde cumes despontam e explodem ao lado dos abismos. Direção de Laura Maria. No elenco, Augusto César, Heloisa d’Arcanchy, João França, Karin Villatore, Myrian Lima e Sandra Rejane.

A noite continua com a apresentação de mágica de Hórus, O Mágico. A percepção da mágica ocorre, sobretudo, pelo sentido da visão, no entanto ela envolve também os demais sentidos, uma vez que quanto mais sentidos ela puder fazer perceptível, mais real irá parecer. Finalizando Olho NU Olho acontece o Momento Musical, com a presença de Ananda Krishna, com músicas autorais, e de Vinicius, que irá fazer uma performance.

De acordo com Laura Maria, organizadora do evento, as pessoas precisam ver mais do que só com os olhos. “Para conseguir ver além do bem e do mal é preciso aprender, fazendo uma parceria com todos os outros sentidos. Assim surgem a imaginação e o reconhecimento das sensações”, analisa.

Ficha Técnica

O quê: Olho NU Olho

Quando: Dia 07 de dezembro (sábado), a partir das 16h

Onde: Varanda Espaço e Movimento – VEM. Rua dos Corais, número 18, Vila de Ponta Negra, Natal/RN

Ingressos gratuitos

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: Portal no Ar