29 de Mar de 2024

Definido pela Federação Internacional de Diabetes e a Organização Mundial de Saúde (OMS), 14 de novembro é, desde 1991, o Dia Mundial do Diabetes, que afeta 380 milhões de pessoas no mundo, de acordo com a OMS. No Brasil, são mais de 13 milhões de diabéticos, o que representa 6,9% da população. Se não tratada, a doença pode causar sérias consequências, inclusive para os olhos. Para alertar sobre a doença, no dia 23 de novembro, das 8h às 12h, será realizado o 3º Mutirão Diabetes Joinville, evento promovido pela Sociedade Joinvilense de Medicina e o Hospital de Olhos Sadalla Amin Ghanem, no Complexo Centreventos Cau Hansen (Espaço Alfredo Salfer).

Existem dois tipos de diabetes. O tipo 1 acomete, geralmente, crianças e adolescentes. É chamada de doença autoimune, pois o sistema imunológico ataca as células do pâncreas. Dessa maneira, pouca ou nenhuma insulina é liberada para o organismo, fazendo com que a glicose, não seja absorvida pelas células. Já o tipo 2 é a apresentação mais comum da doença. Em torno de 90% das pessoas diagnosticadas, geralmente adultos. E ela surge quando o organismo não consegue usar de forma correta a insulina que produz. Ou, então, o organismo não fabrica o hormônio suficiente para conseguir controlar glicemia. Fatores genéticos podem desencadear esse tipo de diabetes, mas o mais comum envolve casos de pessoas acima do peso e com má alimentação.

Evento gratuito

No dia 23 de novembro, das 8h às 12h, no Complexo Centreventos Cau Hansen, será realizado o 3º Mutirão Diabetes Joinville. Com atendimento previsto de 1 mil pessoas, serão oferecidos exames de medida de glicemia, índice de medida corpórea (IMC), pressão arterial e exame de fundo de olho para detecção de retinopatia diabética, além de atividades paralelas incentivando a prática de exercícios e bem-estar. “O projeto tem como objetivo esclarecer a população sobre os riscos da doença e proporcionar gratuitamente os exames que devem fazer parte da rotina do diabético”, explica o Dr. Evandro Luís Rosa, oftalmologista do Hospital de Olhos Sadalla Amin Ghanem.

Serviço

3º Mutirão Diabetes Joinville

Dia/horário: 23/11, das 8h às 12h

Local: Centreventos Cau Hansen (Espaço Alfredo Salfer)

Endereço: Av. José Vieira, 315 - América, Joinville, SC

Realização: Sociedade Joinvillense de Medicina e Hospital de Olhos Sadalla Amin Ghanem

 

 

 

 

 

Fonte: assessoria de comunicação do Grupo Opty