22 de Set de 2019

Você já conheceu ou ficou sabendo história de pessoas que possuem olhos de cores diferentes? Esse fato pode acontecer e é devido a uma anomalia chamada heterocromia

A heterocromia (ou heterocromia ocular) é definida como uma anomalia genética na qual o indivíduo apresenta olhos de cores distintas, ou duas cores em um mesmo olho. Ela pode ser tanto herdada geneticamente quanto adquirida por doenças ou ferimentos. Existem dois tipos: a setorial (duas cores no mesmo olho) e a completa (um olho de cada cor), e é até possível ter os dois tipos ao mesmo tempo. Toda espécie de combinação é possível (azul e verde, castanho e azul etc.). O fator decisivo é o mesmo de quem tem os dois olhos iguais: a quantidade de melanina na íris do globo ocular.

O fenômeno ocorre em menos de 1% da população mundial (e em alguns cães e gatos). É inofensivo, mas também pode ser causado por algumas doenças graves, como a neurofibromatose. Não existe tratamento específico para essa anomalia. Contudo, lentes de contato podem ser usadas para equiparar as cores. Mas fica difícil imaginar alguém querendo esconder algo tão inusitado e belo quanto um olho de cada cor.

heterocromia

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: ISO Olhos