29 de Mar de 2024

Entre 50% e 90% das pessoas que usam computador no trabalho ou no estudo costumam se ressentir, em algum momento, dessa experiência desgastante, resultando em declínio da produtividade, aumento de erros e, muito frequentemente, problemas na visão. É preciso estar, então, atento a dois pontos-chave: piscar e manter distância correta do dispositivo. Inúmeros estudos comprovam que as pessoas, quando do uso do computador, smartphone ou tablet, independentemente do conteúdo, ficam com os olhos ‘vidrados’ no computador e isso acaba significando piscar menos. É sabido, que o ato de piscar, acarreta em espalhar uma camada de lágrima por todo o olho, mantendo-o hidratado. Piscando menos, os olhos começam a ficar ressecados e irritados.

Alem disso, é importante chamar a atenção para o posicionamento dos olhos. Diante dos dispositivos de comunicação, normalmente a pessoa costuma manter os olhos retos, bem abertos, e mais expostos ao ressecamento. Somado a isso o fato de piscar menos, chegamos muitas vezes à Síndrome do Olho Seco ou Síndrome da Visão do Computador. A distância também pode prejudicar os olhos. A distância ideal entre o monitor do computador ou notebook e os olhos  do usuário,vai depender do tamanho da tela (veja simulação abaixo) e 25 centímetros no caso de smartphone e tablet. O problema, nestas situações, é que os olhos têm de trabalhar muito mais para focar em curtas distâncias – o que exige mais esforço e provoca fadiga visual. Por isso, o melhor a fazer é aumentar o tamanho das letras e manter o braço estendido ao trocar mensagens pelo celular ou consultar a internet.

distância entre os olhos e o monitor

distancia ideal entre os olhos e o celular

Além de piscar e manter distância, outras recomendação que contribui para prevenir problemas oculares pelo uso excessivo dessas tecnologias, é fazer os ajustes de modo personalizado em termos de brilho, tamanho, definição, contraste e cor, procurando deixar o fundo da tela nem tão claro, nem tão escuro, ajustando o tamanho das letras e optando por um contraste que seja confortável aos olhos.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: ISO Olhos