17 de Out de 2019

A importância do uso de soluções específicas para lentes. Usar soro fisiológico não é a mesma coisa 

Cerca de 2 milhões de brasileiros usam lentes de contato, segundo estimativa da Sociedade Brasileira de Lentes de Contato, Córnea e Refratometria (SOBLEC). Por isso é importante conscientizar sobre os cuidados necessários com o uso desse produto. As lentes são opção para aqueles que precisam corrigir algum problema refrativo como miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia (vista cansada), mas não querem usar óculos. Há ainda lentes de contato coloridas para quem quer mudar a cor dos olhos no dia a dia ou em alguma ocasião especial.

Seja qual for o motivo, é sempre importante manter a saúde ocular e limpar as lentes corretamente, evitando, assim, irritação ou infecção nos olhos. Para isso existem as soluções de desinfecção multipropósito que limpam, hidratam, enxáguam, desinfetam, conservam, removem lipídios e depósitos de sujeira, fornecendo hidratação desde a colocação das lentes até o final do dia. Todos esses benefícios são oferecidos pelo OPTI-FRE® Puremoist, produto que tem duplo agente de desinfecção, duplo agente de limpeza e exclusiva tecnologia HydraGlyde, desenvolvida especialmente para hidratação da lente de contato.

Existe também produtos para umidificar as lentes de contato no dia a dia. Eles previnem depósitos de sujeiras durante seu uso, promovendo conforto ao usuário. A solução oftálmica OPTI-FREE® Gotas Umidificantes tem essa finalidade e é indicada para todos os tipos de lentes de contato. Além de usar soluções de desinfecção multipropósito e produtos umidificantes, outros cuidados são indispensáveis, como trocar o estojo sempre que um novo par de lentes for aberto, trocar a solução de limpeza e desinfecção sempre que for realizada a assepsia das lentes de contato, ou seja, diariamente, e respeitar o prazo de validade do produto. Importante reforçar que a maquiagem deve sempre ser aplicada no rosto e olhos depois da colocação das lentes de contato. Já a remoção da maquiagem deve ser realizada sempre antes da retirada das lentes.

Não é recomendado o uso de soro fisiológico para lavar as lentes de contato. O soro fisiológico não desinfeta, não conserva e não previne as lentes de contato contra bactérias, o que pode causar contaminação e infecção nos olhos.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: Assessoria de comunicação Alcon